Economia

Bovespa fecha em alta nesta terça, impulsionada por Vale

Ibovespa subiu 0,70%, a 62.131 pontos

Por G1 10/01/2017 19h39
Bovespa fecha em alta nesta terça, impulsionada por Vale
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice de ações da Bovespa fechou em alta nesta terça-fera (10), apoiado pelos ganhos da Vale, cujas ações saltaram mais de 7%.

O Ibovespa subiu 0,70%, a 62.131 pontos, depois de subir 1,2% na máxima da sessão.

Destaques do dia

As ações da Vale lideraram as altas do dia. Vale PNA terminou em alta de 7,70% e Vale ON avançou 6,30%, após as cotações do minério de ferro dispararem 8% na China, para o maior nível em mais de três semanas. Bradespar PN, acionista da mineradora, acompanhou o movimentou e subiu 5,51%.

Petrobras PN fechou com ganho de 0,98% e Petrobras ON subiu 1,67%, reagindo à forte demanda de investidores pelos títulos emitidos na segunda-feira no exterior. A estatal captou US$ 4 bilhões na operação.

O avanço do índice teria sido maior se não fosse pelo peso de algumas ações do setor financeiro, notadamente Itaú Unibanco, que devolveu os ganhos da abertura e fechou em queda de 0,33%.

Alta de 3,2% no ano

No cenário local, as atenções se dividiram entre o noticiário corporativo e a expectativa da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juro, que será anunciada nesta quarta-feira. Participantes do mercado preveem corte entre 0,5 e 0,75 ponto percentual na Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

A bolsa paulista subiu quase 40% em 2016 e neste ano acumula alta de 3,2%. Para o economista-chefe da corretora Gradual, André Perfeito, a Bovespa tem sido beneficiada por uma percepção mais positiva em relação aos mercados emergentes neste momento.

Ele ressalta, no entanto, que o potencial de alta do Ibovespa pode ser mais limitado nos próximos meses. "Até pode ir para 70 mil pontos, mas não há por enquanto notícias que sustentem uma alta acima disso", disse Perfeito.