Economia

Bovespa se firma no campo negativo com pressão de Petrobras e Vale

Na véspera, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, encerrou o dia em alta de 3,73%, aos 61.813 pontos

Por G1 04/01/2017 15h49
Bovespa se firma no campo negativo com pressão de Petrobras e Vale
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da Bovespa se firmava no campo negativo nesta quarta-feira (4), após oscilar entre altas e baixas nas primeiras horas do pregão, conforme as ações da Petrobras enfraqueceram, reforçando a pressão de baixa exercida desde cedo pelo recuo dos papéis da Vale, segundo a Reuters.Às 16h43, o principal índice de ações da Bolsa de São Paulo caía 0,3%, aos 61.629 pontos.

Após começar o dia pressionado por movimentos de realização de lucros, o Ibovespa passou a trabalhar sem tendência definida, conforme as perdas da Vale contrabalançavam os ganhos da Petrobras e os bancos oscilavam entre altas e baixas.

Desde a abertura, a mineradora Vale figurava entre as principais baixas do índice, com as preferenciais cedendo mais de 2% em meio ao recuo das cotações do minério de ferro na China.

Em relatório, a XP Investimentos observa que também pesava sobre as ações da mineradora a indefinição de quando deverão ser retomadas as atividades da subsidiária Samarco, interrompidas após o rompimento da barragem em Mariana (MG).

Já a prefencial da Petrobras operava em leve alta.

Na véspera, a bolsa fechou em alta forte de mais de 3%, reagindo a indicadores econômicos mais favoráveis no exterior, particularmente números de atividade industrial na China e Estados Unidos, tendo os papéis da Petrobras entre as principais influências positivas.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, subiu 3,73%, aos 61.813 pontos.