Economia

Bovespa volta a subir nesta quinta, no último pregão de 2016

Ibovespa fechou em alta na véspera, influenciada pelo noticiário político no Brasil

Por G1 29/12/2016 16h19
Bovespa volta a subir nesta quinta, no último pregão de 2016
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a subir nesta quinta-feira (29). O dia deve ser marcado novamente por baixo volume de negócios, com a proximidade das festas de final de ano.

Às 15h53, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, tinha alta de 0,24%, a 59.926 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações da Vale lideravam as perdas e operavam em queda de quase 4% nas ordinárias e quase 2% nas preferenciais, acompanhando movimento de mineradoras em outros mercados acionários no exterior, segundo a Reuters. As preferenciais da empresa, contudo, caminham para fechar 2016 com valorização ao redor de 130%.

A Petrobras também de destacava entre as perdas e operava em queda, em sessão sem viés definido dos preços do petróleo no exterior, segundo a Reuters, e tendo no radar anúncio de novos desinvestimentos pela companhia. No ano, as ações preferenciais da estatal acumulam alta de quase 120%.

Na ponta positiva, as acções da CCR, Cemig e Ecorodovias lideravam os ganhos.

No entanto, a bolsa caminha para fechar 2016 com a primeira valorização anual em 4 anos. A Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (30), influenciada pelo noticiário político no Brasil. O Ibovespa subiu 1,85% e fechou em 59.781 pontos - acumulando alta de mais de 37% no ano.

Nesta quinta, segundo a Reuters, o quadro externo corroborava a fraqueza do mercado brasileiro. O declínio de ações de mineradoras e bancos pressionava índices acionários europeus, enquanto os futuros acionários norte-americanos também sinalizavam uma abertura débil sem grandes notícias.