Economia

Bovespa fecha em alta nesta quarta influenciada por noticiário político

Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, subiu 1,85% e fechou em 59.781 pontos

Por G1 28/12/2016 18h26
Bovespa fecha em alta nesta quarta influenciada por noticiário político
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (30), influenciada pelo noticiário político no Brasil. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, subiu 1,85% e fechou em 59.781 pontos.

A notícia de que o presidente Michel Temer vetará parcialmente o projeto de renegociação das dívidas dos Estados com a União levou a uma alta das ações das empresas brasileiras. Boa parte das contrapartidas exigidas para a ajuda do governo federal foram retiradas do projeto aprovado pelo Congresso.

O destaque do dia foram as ações de bancos, da Vale e da Petrobras. Segundo a Reuters, a valorização dos preços do minério de ferro na China oferecia suporte a papéis de mineradoras e siderúrgicas na bolsa brasileira, assim como o petróleo buscava se sustentar no azul, ajudando Petrobras.

Baixo volume de negócios

Diante da proximidade do feriado de fim ano, o pregão teve fraco volume de negócios. Em relatório a clientes, a equipe da Infinity Asset destacou que, sem grandes novidades, "o mercado financeiro continua escorado na expectativa do fechamento do ano, o que proporciona um volume limitado de negociações e maior volatilidade".

A Bovespa fechou com leve alta na véspera, em mais um dia de volume reduzido em meio aos feriados de fim de ano. O Ibovespa fechou em alta de 0,13%, aos 58.696 pontos.