Economia

Bovespa fecha em alta nesta quarta com Braskem entre os destaques

Indicador da bolsa paulista avançou 0,11%, a 57.646 pontos

Por G1 21/12/2016 23h37
Bovespa fecha em alta nesta quarta com Braskem entre os destaques
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta quarta-feira (21), após operar com instabilidade ao longo do dia. As ações da Braskem, que fechou um acordo de leniência bilionário, foram destaques de alta do dia.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, ganhou 0,11%, aos 57.646 pontos.

Na semana, o índice perde 1,67% até esta quarta-feira. No mês de dezembro, recua 6,8%. Já no acumulado de 2016, a Bovespa tem valorização de 32,9%.

Destaques do dia

Braskem avançou quase 3%, depois que a empresa assinou um acordo de leniência com a Suíça e com os Estados Unidos para suspender ações judiciais contra a empresa nos dois países, no âmbito da Operação Lava Jato.

No dia 2 de dezembro, a Braskem informou que esperava celebrar acordo de leniência com autoridades no Brasil e EUA compreendendo todos os fatos que envolveram a petroquímica na Lava Jato. Desde então, as ações da empresa já subiram mais de 20%.

Os papéis da Petrobras caíram, invertendo os ganhos vistos mais cedo, em linha com a mudança dos preços do petróleo no mercado internacional. A estatal anunciou no fim da tarde uma coletiva de imprensa prevista para as 19h desta quinta, sem adiantar o assunto.

Vale e Bradesco também recuaram. Com forte peso no índice, os papéis do Itaú Unibanco passaram a subir, amparando os ganhos do índice e invertendo a trajetória negativa mais cedo.

Embraer subiu acima de 2%, entre as maiores altas do Ibovespa. O Itaú BBA elevou a recomendação para as ações da fabricante brasileira de aviões para "outperform", ante "market perform", avaliando que as perdas recentes da companhia provavelmente foram exageradas.

Cenário local

De acordo com a Reuters, o tom de cautela em meio às persistentes inquietações políticas adicionou volatilidade aos negócios. Investidores ainda seguem atentos à possibilidade de novas delações no âmbito da operação Lava Jato e seus potenciais impactos no governo.

Além disso, sinais de atritos entre Executivo e Legislativo também despertam atenção, após a Câmara dos Deputados aprovar na véspera o projeto da dívida dos estados, contrariando o Ministério da Fazenda ao retirar parte das contrapartidas que promovem ajustes fiscais nas contas estaduais.

No âmbito econômico, o destaque foi a prévia da inflação oficial do país, que foi a mais baixa para o mês de dezembro desde 1998. No ano, a alta acumulada é de 6,58%, a menor desde 2014. Os dados do IPCA-15 abrem espaço para o Banco Central acelerar o ritmo de corte de juros no país, segundo a Reuters.

Véspera

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,83%, a 57.582 pontos.