Economia

Bancos e Vale sustentam tom positivo do Ibovespa

No mês de dezembro até segunda, o índice paulista perdeu 7,7%

Por G1 20/12/2016 16h53
Bancos e Vale sustentam tom positivo do Ibovespa
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista opera em alta nesta terça-feira (20), após cair mais de 2% na véspera e fechar no menor patamar em três meses. As ações de bancos privados e Vale sustentavam a alta, enquanto Petrobras passou a cair após subir mais cedo.

Às 14h55, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, subia 0,4%, a 57.339 pontos.

As ações da Vale subiam menos de 1%, apesar de nova queda nos preços do minério de ferro na China. As ações da mineradora recuperam parte das perdas da véspera, quando caíram mais de 6%.

As ações da Petrobras passaram a cair após subirem pela manhã, em sessão de ganhos nos preços do petróleo no exterior. No mercado doméstico, atenção para o anúncio de que a estatal iniciou a produção de petróleo e gás natural no campo de Lapa, o terceiro a entrar em operação no pré-sal da Bacia de Santos.

Os papéis do Itaú Unibanco subiam quase 2%, amparando os ganhos do Ibovespa devido ao peso em sua composição. Bradesco tinha valorização de perto de 2%.Cenário local

Com a proximidade do fim do ano e relativa tranquilidade no noticiário corporativo, investidores aproveitam para ajustar suas carteiras, embora sigam atentos à cena política, segundo a Reuters.

"O fim de ano de fato chegou e já torna o volume reduzido nas principais bolsas, não sendo diferente por aqui, onde fluxos pontuais acabam por trazer volatilidade pontual", escreveram analistas da H.Commcor em nota a clientes.

Segundo operadores, o cenário político segue no radar e ainda inspira cautela, assim como a expectativa por novas delações no âmbito da Lava Jato e seus impactos no governo.Véspera

Na véspera, o Ibovespa caiu 2,19%, aos 57.110 pontos, pressionado por Itaú Unibanco e Vale, em dia marcado pelo vencimento de ações no mercado futuro (opções) e com operadores em cautela com a proximidade do fim do ano. No mês de dezembro até segunda-feira, o índice paulista perdeu 7,7%. No ano, contudo, acumulou valorização de 31,7%.