Economia

Após passar "Três Gargantas", Itaipu bate marca histórica de geração de energia

Favorecida por grande volume de água, hidrelétrica passou a liderar produção mundial no sábado (17)

Por Reuters 20/12/2016 18h55
Após passar 'Três Gargantas', Itaipu bate marca histórica de geração de energia
Reprodução - Foto: Assessoria
A hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, atingirá nas próximas horas recorde global de geração de eletricidade, de 100 milhões de megawatts-hora (MWh) em 2016, favorecida por grandes volumes de água em seu reservatório.

Os 100 milhões de MWh, uma meta estabelecida pela diretoria de Itaipu a partir de 2012, seriam suficientes para atender o Brasil por dois meses e 16 dias; ou o Paraguai, por sete anos e 17 dias, informou a binacional em nota nesta terça-feira.

No último sábado, Itaipu atingiu 98 milhões de MWh, desbancando a usina de Três Gargantas, na China, da liderança da geração hidrelétrica, segundo a assessoria de imprensa da usina.

A marca foi alcançada logo após a Itaipu ter superado seu próprio recorde de geração, de 98,6 milhões de MWh, registrado em 2013.

Com chuvas favorecendo o acúmulo de água na região da hidrelétrica, Itaipu caminha para fechar 2016 com seu melhor ano de operação, tendo quebrado diversos recordes ao longo dos meses.

"A binacional atingirá este volume (de 100 milhões de MWh) de energia 11 dias antes de fechar 2016, o melhor ano da usina, exatamente 32 anos e sete meses depois de entrar em operação (em maio de 1984)", disse a usina em nota.

Com forte geração, a hidrelétrica de Itaipu tem colaborado para compensar a fraca geração hídrica no Nordeste, que sofre com chuvas insuficientes nos últimos anos.