Economia

Bovespa fecha em alta nesta terça, amparada por Vale e bancos

Índice da bolsa paulista avançou 0,83%, a 57.582 pontos

Por G1 20/12/2016 18h48
Bovespa fecha em alta nesta terça, amparada por Vale e bancos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta terça-feira (20), ajudado pelas ações de bancos privados e da Vale, enquanto Petrobras passou a cair no fim da tarde. O noticiário político também esteve no radar dos investidores.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, subiu 0,83%, a 57.582 pontos.

No mês de dezembro, a bolsa brasileira perde 6,9%. Já no acumulado do ano, tem valorização de 32% até esta terça.

As ações da Vale subiram perto de 1%, apesar de nova queda nos preços do minério de ferro na China. A mineradora recuperou apenas parte das perdas da véspera, quando caiu mais de 6%.

As ações da Petrobras passaram a cair pela tarde após subirem mais cedo com ganhos nos preços do petróleo no exterior. A estatal iniciou a produção no campo de Lapa, o terceiro a entrar em operação no pré-sal da Bacia de Santos.

Os papéis do setor financeiro se destacaram, em dia de divulgação de medidas do BC para o sistema bancário. As ações do Itaú Unibanco subiram mais de 2%, amparando os ganhos do Ibovespa devido ao peso em sua composição. Bradesco também avançou 2%. Cielo subiu quase 5%.

Cenário local

Em votação que representou uma derrota para a equipe econômica do governo, a Câmara dos Deputados aprovou por 296 votos a 12 e três abstenções o projeto que renegocia dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União.

Num alerta sobre possível atrito entre Executivo e Legislativo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a votação do projeto sobre dívida dos Estados não depende de aval do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Também no cenário político, ainda inspira cautela a expectativa por novas delações no âmbito da Lava Jato e seus impactos no governo.

Com a proximidade do fim do ano e relativa tranquilidade no noticiário corporativo, investidores aproveitam para ajustar suas carteiras, embora sigam atentos à cena política, segundo a Reuters.

"O fim de ano de fato chegou e já torna o volume reduzido nas principais bolsas, não sendo diferente por aqui, onde fluxos pontuais acabam por trazer volatilidade pontual", escreveram analistas da H.Commcor em nota a clientes.

Véspera

Na véspera, o Ibovespa caiu 2,19%, aos 57.110 pontos, pressionado por Itaú Unibanco e Vale, em dia marcado pelo vencimento de ações no mercado futuro (opções) e com operadores em cautela com a proximidade do fim do ano.