Economia

Bovespa fecha estável, mas acumula queda de 3,5% na semana

Ibovespa recuou 0,01%, aos 58.389 pontos

Por G1 16/12/2016 18h47
Bovespa fecha estável, mas acumula queda de 3,5% na semana
Reprodução - Foto: Assessoria
A Bovespa fechou praticamente estável nesta sexta-feira (16), 1 dia após o anúncio do governo de medidas para estimular a economia, mas com as persistentes preocupações com o cenário político do país limitando os ganhos.

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, terminu o dia com variação negativa de 0,01%, a 58.389 pontos.

Na semana, a bolsa acumulou perdas de 3,5%. No ano, ainda há alta de cerca de 35%.

O dólar encerrou a semana a R$ 3,3906.

Na véspera, perto do fim do pregão, o governo anunciou medidas visando a retomada da economia, incluindo o aumento da remuneração do FGTS para os trabalhadores, um programa de regularização tributária e medidas para fomentar a redução do custo do crédito.

Segundo a Reuters, a expectativa entre operadores é que as medidas trarão benefícios à economia no médio e longo prazo, embora os efeitos no curto prazo sejam limitados e as perspectivas sejam de manutenção da economia enfraquecida.

A proximidade do fim do ano e as preocupações com o cenário político também entraram na conta de investidores, que preferem evitar grandes movimentos em meio a receios de novas delações que poderiam atingir o governo do presidente Michel Temer e afetar os mercados.

"O mercado agora começa a entrar em um ritmo mais lento, salvo alguma surpresa com a operação Lava Jato, por exemplo", disse à agência o analista da Clear Corretora Raphael Figueredo.

Destaques do dia

As ações da Cielo subiram 8,17% no Ibovespa, liderando as altas do índice, e recuperando as perdas de quase 6% na véspera. O impacto inicial ao anúncio das medidas para recuperação da economia foi ruim para as ações da empresa, uma vez que pontos específicos, como a antecipação do repasse do crédito a lojistas, foram vistos como negativos pelo mercado.

O Pão de Açúcar avançou 3,08% e Lojas Americanas ganhou 2,01%, com a percepção de que as lojistas serão beneficiadas tanto pela redução do prazo para receber os pagamentos das empresas de crédito, como pela permissão para adotarem preços diferentes para meios de pagamento diferenciados, destacou a Reuters. O índice de consumo da bolsa teve alta de 0,28%.

Na outra ponta, a Gerdau caiu 4,63%, entre as maiores perdas do Ibovespa e USIMINAS PNA teve baixa de 1,98%, devolvendo os ganhos vistos mais cedo. As perdas aconteceram apesar de o Bradesco BBI manter a recomendação "outperform" para os papéis das duas empresas. Os papéis das siderúrgicas e mineradoras têm enfrentado forte volatilidade nas últimas semanas, em meio a ganhos em commodities e dúvidas sobre manutenção dos preços nesses patamares.