Economia

Bovespa opera instável nesta terça após aprovação do teto de gastos

Principal índice da Bovespa fechou em queda de mais de 2% nesta segunda-feira. Ibovespa recuou 2,19%, aos 59.178 pontos

Por G1 13/12/2016 15h43
Bovespa opera instável nesta terça após aprovação do teto de gastos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista opera com instabilidade nesta terça-feira (13), após a aprovação definitiva da PEC que limita o aumento de gastos públicos, e com as ações da Vale entre as maiores perdas.

Às 16h17, o Ibovespa subia 0,02%, aos 58.757 pontos.

Perto do mesmo horário, as ações da Vale tinham queda de mais de 3% nas ordinárias e nas preferenciais, enquanto a Petrobras perdia menos de 1%. As ações de bancos, com forte peso na composição do Ibovespa, subiam e ajudavam a amenizar a baixa do índice.

Cenário interno e externo

Pela manhã, o cenário externo ajudava a amenizar a baixa, segundo a Reuters, com alta em preços de commodities e dados econômicos melhores que o esperado na China tornando o ambiente mais favorável a ativos de risco.

A cautela com a cena política local e com a espera pela decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros nos Estados Unidos, prevista para quarta-feira, também influenciava.

Localmente, a votação final no Senado da medida que limita o crescimento dos gastos públicos por 20 anos, nesta terça-feira, estava no centro das atenções. A medida foi aprovada, e o mercado segue atento ao placar para avaliar o apoio do Congresso ao governo do presidente Michel Temer.

O Ibovespa fechou em queda de mais de 2% nesta segunda-feira (12), pressionado pelo cenário político mais conturbado, após vazamento da delação de um ex-diretor da Odebrecht citando o presidente Michel Temer e políticos próximos a ele. O principal índice de ações da bolsa recuou 2,19%, aos 59.178 pontos.