Economia

Bovespa fecha em alta nesta terça após aprovação do teto de gastos

Principal índice da bolsa paulista avançou 0,17%, aos 58.280 pontos

Por G1 13/12/2016 19h31
Bovespa fecha em alta nesta terça após aprovação do teto de gastos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em alta após operar com instabilidade nesta terça-feira (13), em dia de aprovação definitiva da PEC que limita o aumento de gastos públicos. Apesar da queda de Vale e Petrobras, o avanço dos bancos sustentou a alta do índice.

O Ibovespa subiu 0,17%, aos 58.280 pontos.

No mês de dezembro, o índice tem perda de 5,85%. No ano, acumula alta de 34%.

As ações da Vale teveram queda de mais de 3% nas ordinárias e nas preferenciais, enquanto a Petrobras perdeu menos de 1%. As ações de bancos, com forte peso na composição do Ibovespa, subiam e ajudaram a sustentar a alta do índice.

Cenário interno e externo

A votação final no Senado da medida que limita o crescimento dos gastos públicos por 20 anos, nesta terça-feira, esteve no centro das atenções. A medida foi aprovada, e o mercado seguiu atento ao placar para avaliar o apoio do Congresso ao governo do presidente Michel Temer.

Embora a aprovação fosse esperada, alguns operadores dizem que o placar de 53 votos a 16 acende a luz amarela por ter ficado abaixo da votação em primeiro turno, que teve 61 votos favoráveis e 14 contra.

Pela manhã, o cenário externo ajudou a amenizar a baixa, segundo a Reuters, com alta em preços de commodities e dados econômicos melhores que o esperado na China tornando o ambiente mais favorável a ativos de risco.

A cautela com a cena política local e com a espera pela decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros nos Estados Unidos, prevista para quarta-feira, também influenciou.

O Ibovespa fechou em queda de mais de 2% nesta segunda-feira (12), pressionado pelo cenário político mais conturbado, após vazamento da delação de um ex-diretor da Odebrecht citando o presidente Michel Temer e políticos próximos a ele. O principal índice de ações da bolsa recuou 2,19%, aos 59.178 pontos.