Economia
Bovespa fecha em alta nesta terça após aprovação do teto de gastos
Principal índice da bolsa paulista avançou 0,17%, aos 58.280 pontos
O Ibovespa subiu 0,17%, aos 58.280 pontos.
No mês de dezembro, o índice tem perda de 5,85%. No ano, acumula alta de 34%.
As ações da Vale teveram queda de mais de 3% nas ordinárias e nas preferenciais, enquanto a Petrobras perdeu menos de 1%. As ações de bancos, com forte peso na composição do Ibovespa, subiam e ajudaram a sustentar a alta do índice.
Cenário interno e externo
A votação final no Senado da medida que limita o crescimento dos gastos públicos por 20 anos, nesta terça-feira, esteve no centro das atenções. A medida foi aprovada, e o mercado seguiu atento ao placar para avaliar o apoio do Congresso ao governo do presidente Michel Temer.
Embora a aprovação fosse esperada, alguns operadores dizem que o placar de 53 votos a 16 acende a luz amarela por ter ficado abaixo da votação em primeiro turno, que teve 61 votos favoráveis e 14 contra.
Pela manhã, o cenário externo ajudou a amenizar a baixa, segundo a Reuters, com alta em preços de commodities e dados econômicos melhores que o esperado na China tornando o ambiente mais favorável a ativos de risco.
A cautela com a cena política local e com a espera pela decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros nos Estados Unidos, prevista para quarta-feira, também influenciou.
O Ibovespa fechou em queda de mais de 2% nesta segunda-feira (12), pressionado pelo cenário político mais conturbado, após vazamento da delação de um ex-diretor da Odebrecht citando o presidente Michel Temer e políticos próximos a ele. O principal índice de ações da bolsa recuou 2,19%, aos 59.178 pontos.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas