Economia

Mais serviços do INSS podem ser realizados via telefone ou internet

Pelo telefone 135 e pelo portal www.previdencia.gov.br qualquer pessoa pode ter acesso à maioria dos serviços

Por Comunicação Social do INSS/AL 24/11/2016 11h10
Mais serviços do INSS podem ser realizados via telefone ou internet
Reprodução - Foto: Assessoria

O INSS amplia a oferta de serviços e informações previdenciárias pelo telefone e internet, visando facilitar a vida do cidadãos que, a partir de agora, passam a utilizar esses canais remotos, sem a necessidade de se deslocar a uma unidade de atendimento.

Pelo telefone 135 e pelo portal www.previdencia.gov.br qualquer pessoa pode ter acesso à maioria dos serviços do INSS, como: fazer inscrição, agendar atendimento para requerer aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial a idosos e pessoas com deficiência, pensão por morte, salário-maternidade, além de marcar perícia médica e prorrogação de benefícios. Ao agendar o seu atendimento, o segurado fica sabendo o dia e hora em que deve levar a documentação na agência selecionada, dentro de 30 dias, para a conclusão do seu requerimento.

Informações sobre as perícias agendadas, processos de concessão, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios, também podem ser obtidas pelo 135 e internet. Também estão disponíveis nesses canais a carta de concessão da aposentadoria e demais benefícios e a atualização de endereço. O extrato de pagamento de benefício, que serve como comprovante de rendimentos e o cálculo e emissão da Guia da Previdência Social, inclusive em atraso, só é possível no site.

Uma novidade que por enquanto, está em fase de teste é a criação da Central de Serviços: www.servicos.inss.gov.br que será outro canal de contato pela internet, com o cidadão que vai concentrar, em um só local, os serviços oferecidos pelo INSS tais como consulta de extratos e realização de requerimentos. Pra acessar a Central, primeiro o usuário deve gerar o código de acesso e, depois, ligar para Central 135 para liberação do código. Daí, o usuário fornecerá CPF e senha temporária para gerar a senha definitiva.

No período de janeiro a outubro deste ano, o INSS Alagoas realizou 607 mil atendimentos. Desse total, 74% foram de atendimentos espontâneos, ou seja, sem agendamento e poderiam ser obtidos pelo telefone 135 e internet (www.previdencia.gov.br). É o caso de Ivanilda Sampaio, de 54 anos, residente em Maceió, no bairro do Eustáquio Gomes, que procurou a agência Monte Máquinas (Centro de Maceió), nesta quarta-feira (23) para buscar a carta de indeferimento do auxílio-doença. Ela desconhecia que esse documento podia ser retirado pela da internet, em Consulta da situação do Benefício.

Outro exemplo é o de Erivaldo Leite, residente em Maceió, no bairro da Serraria. Ele também procurou a Agência Monte Máquinas (em Maceió), nesta quarta-feira (23), para solicitar a Guia da Previdência Social (GPS), de sua esposa Maria Cícera, um serviço que pode ser feito pela internet, inclusive, calcular o valor da Guia da Previdência (GPS), sem a necessidade de se deslocar a uma unidade de atendimento.

Para a modalidade de atendimento, via telefone, o INSS disponibiliza três centrais: uma em Palma (TO), outra em Caruaru (PE) e a terceira em Salvador (BA). Os segurados de Alagoas são atendidos pela central de Caruaru (PE). As informações e serviços pelo 135, podem ser obtidas de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se feita de telefone convencional fixo ou público. Se feita pelo celular, o custo é ode mesmo de uma ligação local.