Economia

Prazo para vacinação contra a febre aftosa encerra dia 30 em Alagoas

Segunda etapa da campanha teve início em 1º de novembro; período para vacinação não será prorrogado

Por Agência Alagoas 21/11/2016 16h59
Prazo para vacinação contra a febre aftosa encerra dia 30 em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa aos criadores de bovinos e bubalinos que será encerrada, na próxima semana, dia 30 de novembro, a segunda etapa de 2016 da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O órgão de defesa agropecuária informa ainda que o prazo não será prorrogado.

A meta é vacinar 100% do rebanho alagoano que compreende mais de 1,1 milhão de animais. Deste total, pouco mais de 800 são bubalinos. Na etapa passada, realizada em maio, a cobertura vacinal foi de 97,4%.

A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

“Após vacinar, o criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração obrigatória nos escritórios da Adeal. Com o documento, ele comprova oficialmente que os animais foram vacinados”, destacou o presidente da Adeal, Rui Alves.

Para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal da loja credenciada, onde a vacina foi comprada, além dos documentos pessoais de identificação.