Economia

Bovespa sobe no início da semana; ações do BB lideram alta

Banco anunciou plano de reestruturação destinado a reduzir custos

Por G1 21/11/2016 16h03
Bovespa sobe no início da semana; ações do BB lideram alta
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista opera no azul nesta segunda-feira (21), com as ações do Banco do Brasil e da Petrobras subindo mais de 6% e liderando as altas.

Às 16h01, o principal índice de ações da bolsa subia 1,66% a 61.000 pontos.

A reestruturação de agências e o plano de aposentadoria incentivada anunciados neste domingo (20) pela instituição financeira podem gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões, caso os 18 mil funcionários habilitados optem por deixar o banco em troca de benefícios.

Por volta do mesmo horário, as ações preferenciais do Banco do Brasil lideravam as altas, com valorização de mais de 6%, após a instituição financeira anunciar plano de reestruturação destinado a reduzir custos.

Petrobras também avançava mais de 6%, em sessão marcada por alta nos preços do petróleo. Também estava no radar a decisão liminar da Justiça Federal de Sergipe de suspender o processo de venda de participação da petrolífera nos campos de Baúna e Tartaruga Verde para a Karoon Gas Australia.

Vale tinha alta de mais de 3%. Itaú Unibanco e Bradesco, com forte peso na composição do índice, também operavam no azul.

Na outra ponta, JBS liderava as baixas com queda de mais de 2%.

Cenário externo

A alta nos preços do petróleo no mercado internacional, que ajudava a encorajar a tomada de risco, também amparava o dia positivo em Wall Street.

No entanto, apesar da melhora no humor no cenário externo, segue a cautela com a expectativa pelo governo de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos.

"O cenário do novo governo dos EUA deve continuar a chamar atenção, com especulações a respeito das nomeações a cargos importantes, auxiliando o processo de redução das incertezas do fator Trump", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes, segundo a Reuters.

No front local, algum ruído vinha após a declaração do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de que seu pedido de demissão foi motivado pela pressão feita pelo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Calero disse que foi pressionado por Geddel para liberar um empreendimento embargado em Salvador.

Último pregão

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta sexta-feira (18), após sessão volátil, com o mercado ainda mostrando cautela em meio aos receios sobre a política de Donald Trump à frente dos Estados Unidos. Ganhos de ações de bancos e da Petrobras ajudaram a garantir o tom positivo.

O Ibovespa avançou 0,32%, a 59.961 pontos, acumulando ganho de 1,3% na semana após cair 3,9% na semana passada.

No mês de novembro, a bolsa ainda acumula queda de 7,6%. No ano, há valorização de 38%.