Economia

Comerciantes aguardam com expectativa construção da ponte Penedo-Neópolis

Notícia é comemorada entre os comerciantes da região, que apostam no fomento do turismo e economia local

Por Agência Alagoas 20/11/2016 13h17
Comerciantes aguardam com expectativa construção da ponte Penedo-Neópolis
Reprodução - Foto: Assessoria

A realização do sonho dos moradores de duas comunidades ribeirinhas está próxima. O motivo é a construção da ponte sobre o Rio São Francisco que vai interligar os municípios de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, que será iniciada em breve. Os comerciantes já comemoram a notícia, apostando no fomento do turismo da região e na melhoria da economia local.

A obra é histórica e aguardada há muito tempo e os comerciantes estão ansiosos para que a região possa deixar de ser fim de linha para tornar-se rota de desenvolvimento. Como sempre diz o governador Renan Filho que recebeu o projeto executivo da obra da ponte.

O Ministério da Integração e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tocarão a obra com investimento de R$ 2,3 milhões, oriundo do Orçamento Geral da União, por meio de emendas parlamentares destinadas à Codevasf pelo então deputado federal Renan Filho.

A expectativa está sendo vivenciada pelos moradores e comerciantes de toda região. É o caso de Eduardo Bezerra, de 47 anos, empresário há 14 anos no município de Penedo. Ele conta que a construção da ponte vai possibilitar um aumento do turismo e da economia local que é de suma importância.

“Penedo é um município histórico, uma cidade que queremos ver o que ela tem a nos mostrar. Com a construção vamos desenvolver o turismo e a economia da cidade, trazendo um progresso para a cidade. Além dos benefícios que os municípios circunvizinhos irão utilizar o comércio”, declarou o comerciante.

O também empresário, Jorge Soares, estima que, com a ponte, muitos turistas cheguem na cidade. Segundo ele, é uma dificuldade imensa para as pessoas dos outros municípios, de Sergipe, chegarem a Penedo, e com a construção da ponte essa locomoção vai melhorar 100%.

“Estamos ansiosos pela obra, porque já aguardamos por muito tempo. Esperamos que o nosso governador consiga trazer todo o recurso que necessita para iniciar a construção dessa ponte, tão aguardada em nosso município”, frisou Soares.

A construção da ponte é considerada a redenção econômica de toda uma região e terá uma extensão aproximada de 1.100 metros e largura de 18,50 metros. Os acessos, que farão parte do projeto, estão calculados em 7,5 mil metros. O projeto incluirá passeio e ciclovia, cada um deles com largura estimada de dois metros.