Economia

Bovespa opera em alta nesta quarta e retoma os 60 mil pontos

Na véspera, mercados ficaram fechados

Por G1 16/11/2016 15h59
Bovespa opera em alta nesta quarta e retoma os 60 mil pontos
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa paulista firmava-se na tarde desta quarta-feira (16), e recuperava o patamar dos 60 mil pontos, ganhando impulso das ações da Petrobras e de bancos, após mostrar indefinição durante a manhã, com os receios pelo rumo dos Estados Unidos ainda no radar.

Às 16h41, o principal índice de ações subia 0,97%, aos 60.234 pontos.

Destaques do dia

Perto do mesmo horários as ações preferenciais da Petrobras subiam mais de 5%.

Itaú Unibanco, com forte peso na composição do Ibovespa, avançava mais de 3%. Banco do Brasil tinha alta de mais de 6%.

Na outra ponta, Vale era o destaque de baixa com qeda de mais de 7%, em nova sessão de queda nos preços do minério de ferro.

Cenário externo

O bom humor nos mercados internacionais na terça-feira foi impulsionado pela alta nos preços do petróleo, que subiram perto de 4%. Este pregão, no entanto, era marcado por queda nos preços do petróleo e de commodities metálicas.

Segundo operadores, o mercado acionário brasileiro vai seguir mostrando volatilidade até que se tenha mais clareza sobre as políticas a serem adotadas por Donald Trump e seus impactos em outros países, como o Brasil.

As sinalizações de membros do Federal Reserve também seguiam no radar de investidores, para ajuste nas apostas sobre o movimento de aperto monetário nos EUA, conforme aumentam as chances de uma alta de juros em dezembro e a expectativa por uma política mais inflacionária podem levar à aceleração no ritmo de elevações.

No front local, o Banco Central aumentou a intervenção no mercado de câmbio e o Tesouro Nacional anunciou programa diário para compra de títulos com o objetivo de diminuir a volatilidade no mercado.

A sessão também era marcada por vencimento de opções sobre o Ibovespa.Último pregão

Na segunda-feira (14), o Ibovespa subiu a 0,8%, a 59.657 pontos, após ter acumulado queda de 7,75% nas 3 sessões anteriores. Na máxima do dia, o índice subiu 1,3%, aproximando-se dos 60 mil pontos, enquanto na mínima caiu 1,4%, segundo a agência Reuters.