Economia

Bovespa opera em alta com ajuda de Vale; Trump ainda preocupa

Na sexta, o Ibovespa recuou 3,3%, a 59.183 pontos

Por G1 14/11/2016 14h49
Bovespa opera em alta com ajuda de Vale; Trump ainda preocupa
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da Bovespa avançava nesta segunda-feira (14), ensaiando uma recuperação após fortes perdas na semana passada, com as ações da mineradora Vale entre os maiores suportes positivos.

Às 13h19, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, subia 0,91%, a 59.724 pontos, após alguma indefinição nos primeiros negócios, tendo recuado quase 1% na mínima até o momento.

Destaques

A Vale subia mais de 2%, retomando o crescimento impulsionado pela recente alta nos preços do minério de ferro.

Bradesco e Itaú Unibanco também avançavam, buscando se recuperar após quedas acumuladas nas três sessões até quinta e sexta-feira, respectivamente.

Petrobras tinha desvalorização de mais de 1%, em sessão de queda nos preços do petróleo. Os preços mantinham-se em torno das mínimas de três meses, com a perspectiva de mais um ano de oferta excessiva e preços fracos ofuscando as chances de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) chegar a um acordo para cortar a produção.

A CSN subia mais de 4%, em sessão volátil, após balanço trimestral, considerado forte por analsitas do Credit Suisse, mas que destacaram que as preocupações com o nível de alavancagem da empresa persistem.'Risco Trump'

O Ibovespa foi fortemente pressionado na semana passada após a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, acumulando queda de 7,75% em apenas 3 pregões.

Os potenciais efeitos de uma gestão de Trump, contudo, ainda preocupam, particularmente sinalizações de uma linha mais protecionista e de apoio ao crescimento norte-americano.

O dólar mantinha a tendência de alta sobre o real nesta segunda-feira, o que seguia favorecendo exportadoras.

O pregão local era marcado ainda nesta sessão pelo noticiário corporativo, conforme a temporada de resultados se aproxima do fim. Na sexta-feira, o Ibovespa recuou 3,3%, a 59.183 pontos. Na semana passada, o índice caiu 3,9%. No acumulado no mês de novembro, a queda é de 8,8%. No ano, entretanto, Bovespa tem alta de 36%.