Economia
Bovespa opera em alta com ajuda de Vale; Trump ainda preocupa
Na sexta, o Ibovespa recuou 3,3%, a 59.183 pontos

O principal índice da Bovespa avançava nesta segunda-feira (14), ensaiando uma recuperação após fortes perdas na semana passada, com as ações da mineradora Vale entre os maiores suportes positivos.
Às 13h19, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, subia 0,91%, a 59.724 pontos, após alguma indefinição nos primeiros negócios, tendo recuado quase 1% na mínima até o momento.
Destaques
A Vale subia mais de 2%, retomando o crescimento impulsionado pela recente alta nos preços do minério de ferro.
Bradesco e Itaú Unibanco também avançavam, buscando se recuperar após quedas acumuladas nas três sessões até quinta e sexta-feira, respectivamente.
Petrobras tinha desvalorização de mais de 1%, em sessão de queda nos preços do petróleo. Os preços mantinham-se em torno das mínimas de três meses, com a perspectiva de mais um ano de oferta excessiva e preços fracos ofuscando as chances de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) chegar a um acordo para cortar a produção.
A CSN subia mais de 4%, em sessão volátil, após balanço trimestral, considerado forte por analsitas do Credit Suisse, mas que destacaram que as preocupações com o nível de alavancagem da empresa persistem.'Risco Trump'
O Ibovespa foi fortemente pressionado na semana passada após a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, acumulando queda de 7,75% em apenas 3 pregões.
Os potenciais efeitos de uma gestão de Trump, contudo, ainda preocupam, particularmente sinalizações de uma linha mais protecionista e de apoio ao crescimento norte-americano.
O dólar mantinha a tendência de alta sobre o real nesta segunda-feira, o que seguia favorecendo exportadoras.
O pregão local era marcado ainda nesta sessão pelo noticiário corporativo, conforme a temporada de resultados se aproxima do fim. Na sexta-feira, o Ibovespa recuou 3,3%, a 59.183 pontos. Na semana passada, o índice caiu 3,9%. No acumulado no mês de novembro, a queda é de 8,8%. No ano, entretanto, Bovespa tem alta de 36%.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’