Economia

Meirelles: "Eleição de Trump exige maior força da economia brasileira"

Ministro diz que país não pode ficar vulnerável em meio à mercado volátil

Por G1 11/11/2016 18h46
Meirelles: 'Eleição de Trump exige maior força da economia brasileira'
Reprodução - Foto: Assessoria

A eleição de Donald Trump como presidente dos EUA demandará maior fortalecimento da economia brasileira, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele afirmou que o país não pode ficar vulnerável para enfrentar volatilidade do mercado.

Desde que o republicano foi eleito, a cotação do dólar está disparando em relação ao real.

Meirelles defendeu que a reação do mercado internacional diante da vitória republicana nos Estados Unidos é especulativa e que ainda é cedo para se saber como será o futuro da economia mundial.

“O importante é que o Brasil precisa estar com a economia forte suficiente para enfrentar essas mudanças no cenário internacional. O que nós não podemos é estar em uma situação vulnerável e para isso nós precisamos fazer as reformas essenciais que estamos fazendo”, defendeu.

Ele destacou que o primeiro passo já foi dado com avanço da PEC 241. Meirelles voltou a defender nesta sexta-feira (11) a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que limitará o teto de gastos públicos do país. Segundo ele, a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos demanda rápido fortalecimento da economia brasileira.

Reação dos mercados

Segundo o ministro, “toda essa expectativa essa volatilidade” do mercado após a eleição de Trump diz respeito ao discurso de campanha dele. “Nós temos que ver realmente qual vai ser a linha de atuação”.

Meirelles explicou que a reação do mercado à promessa do republicado de corte drástico nos impostos e aumento forte nas despesas, o que levaria à inflação nos EUA e aumento da dívida pública americana no futuro. “Isso já faz com que os juros futuros nos mercados internacionais estejam reagindo”, disse.