Economia

Fábrica de Castanhas será inaugurada através de incentivo estadual

Mais de 150 produtores rurais e suas famílias devem ser beneficiados direta e indiretamente com o início da produção

Por Ascom / Desenvolve-AL 10/11/2016 16h10
Fábrica de Castanhas será inaugurada através de incentivo estadual
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o incentivo do Governo do Estado, está marcada para a próxima segunda-feira (14) a inauguração da Fábrica de Beneficiamento de Castanhas São Sebastião, localizada no município de Estrela de Alagoas, a 150 quilômetros da capital alagoana.

A ocasião oficializará o repasse do investimento proveniente do Programa de Desenvolvimento dos APLs de Baixa Renda do Estado de Alagoas (FECOEP/BNDES) no valor de R$ 243 mil para a Associação São Sebastião, que contempla cerca de 150 pequenos produtores rurais da agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária da cidade.

A produção de caju pelos produtores é realizada de forma agroecológica, enquanto o beneficiamento e a comercialização da castanha são realizados por agricultores familiares que vivem em comunidades dos municípios de Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios e Igaci.

Aferidos através da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), os recursos tomados tiveram como finalidade a realização de reformas necessárias para implantação da fábrica, a compra de insumos para produção, equipamentos para acondicionamento e estocagem da castanha, utilitários administrativos e cursos profissionalizantes para os trabalhadores.

Agora com os beneficiamentos promovidos pela liberação financeira da Desenvolve, a fábrica poderá funcionar em sua totalidade e de maneira regular, ao passo que a castanha beneficiada já está sendo vendida em pequenos mercados e nas feiras dos municípios próximos.

Dessa maneira, o produtor local agora consegue agregar valor à venda da sua produção, gerando incremento de renda para os associados da entidade e seus familiares, transformando a vida de aproximadamente 600 pessoas, indiretamente, além de fortalecer a economia da região.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, conta que o apoio do governador Renan Filho tem sido fundamental para a realização de ações como a implantação da fábrica. “Trabalhando nessa sistemática, alcançamos resultados nunca antes registrados na economia de base de Alagoas e, mais uma vez, isso está sendo mostrado: mais negócios, empregos e subsistência para centenas de famílias. Tenho a certeza de que seguimos no caminho certo”, afirmou Brito.