Economia

Bovespa fecha em leve alta, à espera de eleição nos Estados Unidos

Vale liderou os ganhos do dia com alta de mais de 3%

Por G1 08/11/2016 18h37
Bovespa fecha em leve alta, à espera de eleição nos Estados Unidos
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa encerrou esta terça-feira (8) com seu principal índice em leve alta, após uma sessão volátil, com investidores adotando alguma cautela no dia da eleição presidencial nos Estados Unidos, apesar da expectativa de vitória da candidata democrata Hillary Clinton.

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, avançou 0,17%, aos 64.157 pontos, após ter subido mais de 1% na máxima da sessão e caído pouco mais de 1% na mínima.

Já o dólar fechou em queda de 1,16%, a R$ 3,1674.

"Se a Hillary ganhar o mercado pode até realizar, porque já teve a alta forte ontem e hoje subiu um pouquinho também", disse à Reuters o gerente da corretora H.Commcor Ari Santos, para quem a ansiedade com a eleição dos EUA se sobrepôs ao noticiário local.

O foco na eleição norte-americana tem dado o tom dos negócios. O receio pela vitória de Donald Trump levou o Ibovespa a acumular queda de 5,1% nos três primeiros pregões de novembro e a subir quase 4% na véspera, com a melhora nas perspectivas para eleição de Hillary.

Destaques do dia

As ações da Vale lideraram as altas do dia, com valorização de 3,63%, noutro dia de alta do preço do minério de ferro para entrega imediata na China.

Petrobras PN caiu 0,99% enquanto Ptrobras ON perdeu 1,31%, em dia volátil, a exemplo dos preços do petróleo.

A Qualicorp caiu 2,79%, após divulgação de balanço apontando queda na base de beneficiários.

OI ON caiu 8,36% e OI PN perdeu 5,63%. A Anatel suspendeu dois membros do conselho de administração da empresa indicados pelo Société Mondiale, que pode precisar de consentimento prévio da agência para se juntar ao bloco controlador da Oi.

Alta de 48% no ano

No acumulado no mês de novembro, o Ibovespa ainda tem queda de 1,18%. No acumulado de 2016, a valorização é de 48%.