Economia
INSS implanta programa de controle para inibir fraudes
Sistema foi instalado em 8 agências do órgão em Alagoas

O INSS concluiu, na tarde de segunda-feira (7), a instalação do Programa de Controle de Contratos Rurais que visa inibir fraudes com o fornecimento de contratos rurais de pequenos lotes de terras que ultrapassam o tamanho real da propriedade explorada, por meio do cruzamento dos CPF dos alegados proprietários que solicitam serviços previdenciários junto ao INSS.
O sistema foi instalado em 8 agências do órgão. Na capital, a unidade contemplada foi a da Jatiúca, já no interior, as agências que receberam o programa foram as de Arapiraca (agência base), Porto Calvo, Palmeira dos índios, Maribondo, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar e Girau do Ponciano.
A gerente-executiva do INSS, Gilvanete Oliveira, esteve na companhia de gestores da Agência Jatiúca acompanhando a instalação do sistema que contou também com a presença do procurador-chefe do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Rodrigo Tenório, os procuradores federais, Danilo Lacerda e Gustavo França, além dos técnicos de Tecnologia da Informação -TI da Superintendência Regional do INSS Nordeste e o servidor Paulo Timóteo, criador do sistema. Na oportunidade eles avaliaram a funcionalidade do programa e sugeriram o seu aperfeiçoamento.
Funcionalidade
Segundo Paulo Timóteo, cada servidor terá um cadastro separado com informações dos segurados de todas as agências. Ao consultar o contrato do proprietário, serão filtradas as informações a serem analisadas, conforme as normas para a concessão do benefício, identificando a fraude, se houver.
A parceria com o Ministério Público Federal e a agência do INSS em Maceió, permitirá o cruzamento dos dados pelo programa, que também estará acessível a outros órgãos públicos interessados, a exemplo da Controladoria Geral da União (CGU).
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’