Economia
Juceal: MEI deve realizar consulta prévia para evitar problemas
Procedimento dá ao empresário a confirmação de que a empresa está instalada em local permitido

Dispensar a consulta prévia pode acarretar problemas futuros, como exercer as atividades de locais não permitidos. Esse é o alerta que a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) vem fazendo aos Microempreendedores Individuais (MEI) a fim de orientá-los quanto à importância de verificar previamente o local de exercício das atividades e manter o empreendimento regular perante os órgãos licenciadores.
Com a realização da consulta prévia, o MEI - empresário que tenha o faturamento anual de até 60 mil por ano e não tenha participação em outra empresa – verifica junto à Prefeitura do município se pode exercer determinada atividade no endereço informado. Com a consulta, o empresário fica isento de possíveis autuações e multas por estar alocado em local indevido para as atividades exercidas.
A consulta prévia deve ser realizada no Portal Facilita Alagoas e, em seguida, o empresário deve prosseguir com o registro da empresa por meio do Portal do Empreendedor. Após a formalização, o empresário deve realizar a legalização do empreendimento perante os órgãos licenciadores competentes, executada também no Portal Facilita Alagoas.
De acordo com o gerente do suporte do Portal Facilita Alagoas, Edmundo Lins, o empresário deve realizar a consulta prévia mesmo que não seja obrigatório.
“Além de saber se ele pode exercer as atividades naquele local, o empresário terá mais facilidade para adquirir os documentos referentes à legalização do empreendimento. É bem mais fácil conseguir os alvarás de localização e funcionamento com a consulta prévia, do que sem ela. O empresário terá a confirmação de que o estabelecimento está instalado de forma legal”, explicou Lins.
Por ano, são abertos mais de 10 mil MEIs, representando cerca de 70% dos negócios constituídos em Alagoas.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’