Economia

Bovespa termina a semana com queda pelo terceiro dia seguido

Ações do Grupo Pão de Açúcar chegaram a subir mais de 5%

Por G1 04/11/2016 17h57
Bovespa termina a semana com queda pelo terceiro dia seguido
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da Bovespa fechou em queda pelo terceiro dia seguido nesta sexta-feira (4), após operar no azul durante boa parte do dia. As ações do Grupo Pão de Açúcar e da CCR ficaram entre os destaques de alta, mas o recuo de Petrobras e Vale não sustentou o índice.

O Ibovespa caiu 0,25%, a 61.598 pontos.

Na primeira semana de novembro, o índice perdeu 4,21%. No acumulado de 2016, subiu 42% até esta sexta.

A bolsa acumula três pregões seguidos de queda, em meio a preocupações com as eleições dos EUA,  mostrando embate apertado entre Hillary Clinton e Donald Trump.

Destaques de alta

Por volta do fechamento, as ações do Grupo Pão de Açúcar (GPA) subiam ao redor de 3,3%, após a empresa afirmar que avalia alternativas para a Via Varejo.

O GPA afirmou que irá priorizar o negócio de alimentos, o que pode abrir espaço para saída da empresa que controla Casas Bahia e Pontofrio.

A preferencial da Petrobras recuou quase 1%, com a queda nos preços do petróleo. Vale também caiu. Mais cedo, as ações das duas empresas subiam e ajudavam a sustentar a alta da Bovespa.

CCR teve de mais de 2%, após a operadora de concessões de infraestrutura reportar lucro líquido de R$ 1,15 bilhão no terceiro trimestre, salto de 366% ante igual período de 2015. 

Cenário externo

Segundo a Reuters, o cenário eleitoral norte-americano, em meio à disputa acirrada pela presidência do país, continuou adicionando apreensão aos negócios locais.

Nesta manhã, os números do mercado de trabalho norte-americano mostraram a criação de 161 mil vagas em outubro, abaixo do esperado. No entanto, os dados de agosto e setembro foram revisados para cima. A taxa de desemprego caiu 0,1 ponto percentual, para 4,9%.

Com isso, aumentaram as apostas de que o banco central norte-americano possa manter os juros em dezembro.

Véspera

Na véspera, caiu 2,49%, a 61.750 pontos - o menor patamar de fechamento desde 13 de outubro (61.118 pontos).