Economia

Bovespa opera em alta com notícias locais; cautela com exterior segue

Ações do Grupo Pão de Açúcar chegaram a subir mais de 5%

Por G1 04/11/2016 16h19
Bovespa opera em alta com notícias locais; cautela com exterior segue
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da Bovespa busca apoio no noticiário corporativo local para firmar-se no azul nesta sexta-feira (4), com as ações do Grupo Pão de Açúcar e da CCR entre os destaques de alta, mas com a cautela em relação à disputa eleitoral nos Estados Unidos limitando uma melhora sólida do pregão local.

Às 16h20, o Ibovespa subia 1,04%, a 62.390 pontos.

A bolsa tenta se recuperar depois de dois pregões seguidos com quedas acima de 2%, em meio a preocupações com o quadro acirrado nas eleições dos EUA, com pesquisas mostrando embate apertado entre Hillary Clinton e Donald Trump.

Destaques de alta

Por volta do mesmo horário, as ações do Grupo Pão de Açúcar (GPA) subiam ao redor de 4,5%, após a empresa afirmar que avalia alternativas para a Via Varejo.

O GPA afirmou que irá priorizar o negócio de alimentos, o que pode abrir espaço para saída da empresa que controla Casas Bahia e Pontofrio.

CCR tinha alta de mais de 4%, após a operadora de concessões de infraestrutura reportar lucro líquido de R$ 1,15 bilhão no terceiro trimestre, salto de 366% ante igual período de 2015. 

A preferencial da Petrobras avançava 0,5%, na contramão da fraqueza do petróleo. Vale  subia 0,34%.

Cenário externo

Segundo a Reuters, o cenário eleitoral norte-americano, em meio à disputa acirrada pela presidência do país, continuava adicionando apreensão aos negócios locais.

Influenciava ainda os mercados a decisão do banco central norte-americano de manter os juros, mas sinalizar fortemente que pode elevar a taxa em dezembro.

Nesta manhã, os números do mercado de trabalho norte-americano mostraram a criação de 161 mil vagas em outubro, abaixo do esperado. No entanto, os dados de agosto e setembro foram revisados para cima. A taxa de desemprego caiu 0,1 ponto percentual, para 4,9%.

Véspera

Na véspera, caiu 2,49%, a 61.750 pontos - o menor patamar de fechamento desde 13 de outubro (61.118 pontos).

Nos dois primeiros pregões de novembro, o índice caiu 4,9%, após subir 11,2% em outubro. No ano, a bolsa tem alta de 42,4%.