Economia

Bovespa cai mais de 2% e fecha abaixo dos 62 mil pontos nesta quinta

Ações da Petrobras caíram mais de 4%

Por G1 03/11/2016 19h52
Bovespa cai mais de 2% e fecha abaixo dos 62 mil pontos nesta quinta
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da Bovespa engatou a segunda queda consecutiva na casa de 2% nesta quinta-feira (3), perdendo o patamar de 62 mil pontos, pressionado pelo cenário externo e com as ações da Petrobras e de bancos entre os maiores pesos negativos.

O Ibovespa caiu 2,49%, a 61.750 pontos - o menor patamar de fechamento desde 13 de outubro (61.118 pontos).

Nos dois primeiros pregões de novembro, o índice caiu 4,9%, após subir 11,2% em outubro. No ano, a bolsa tem alta de 42,4%.

Destaques da sessão

A maioria dos papéis fechou a sessão no negativo.

Petrobras PN caiu 4,33%, enquanto Petrobras ON perdeu 4,24%, com o preços do petróleo firmando-se em baixa.

Vale PNA recuou 1,54% e Vale ON caiu 1,52%.

Itaú Unibanco caiu 2,15%, em uma sessão volátil e após a queda de quase 3% de terça-feira. Bradesco PN teve baixa de 2,37%, após subir 1,4% na máxima do dia, destaca a reuters.

As ações da Rumo Logística e da Braskem lideraram as baixas do dia, com queda de mais de 7%.

Cenário externo instável

Mais cedo, o mercado chegou a buscar uma recuperação após pesquisas indicarem que a candidata à presidência do país Hillary Clinton recuperou a vantagem sobre Donald Trump. No melhor momento do pregão, o Ibovespa subiu 0,3%.

O enfraquecimento das bolsas em Nova York, contudo, minou a tentativa de recuperação local, assim como a consolidação dos preços do petróleo em baixa de mais de 1%, com investidores céticos quanto às chances de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) conseguir implementar seu planejado corte de produção.

Segundo a Reuters. o cenário eleitoral norte-americano, em meio à disputa acirrada pela presidência do país, continuava adicionando apreensão aos negócios locais.

"Na medida em que se aproximam as eleições americanas para presidente e as pesquisas embolam os resultados, os investidores vão estressando e criam aversão ao risco", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

O pregão também foi influenciado por ajustes do comportamento dos papéis de empresas brasileiras negociados no exterior na véspera, feriado no Brasil mas com os pregões em Nova York funcionando normalmente, segundo a Reuters.

Na véspera, o banco central norte-americano manteve os juros, mas sinalizou fortemente que pode elevar a taxa em dezembro, com a economia ganhando fôlego e com membros do Fed expressando mais otimismo de que a inflação está se movendo na direção da sua meta de 2 por cento.