Economia

Conta de luz terá cobrança de taxa extra em novembro

Governo anunciou bandeira amarela, e consumidor pagará valor de R$ 1,50 para cada 100 kWh

Por R7 01/11/2016 18h56
Conta de luz terá cobrança de taxa extra em novembro
Reprodução - Foto: Assessoria

A conta de luz do brasileiro terá uma taxa extra a partir de novembro. Na última sexta-feira (28), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a bandeira amarela para o mês, o que significa uma cobrança de R$ 1,50 para cada 100 kWh (Kilowatt/hora) utilizado pelo consumidor.

A razão para o aumento na conta de luz é a falta de chuvas, o que obrigou o acionamento de usinas termelétricas — produtoras de energia elétrica mais cara que as hidrelétricas.

A agência criou as bandeiras tarifárias para mostrar ao brasileiro os custos reais da geração de energia elétrica. São três cores — verde, amarela ou vermelha — que indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

A Aneel alerta que "a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz: é uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido".