Economia

Bovespa amplia perdas e chega a cair mais de 2% nesta terça

Na véspera, Ibovespa renovou o maior patamar desde abril de 2012

Por G1 01/11/2016 16h12
Bovespa amplia perdas e chega a cair mais de 2% nesta terça
Reprodução - Foto: Assessoria

A Bovespa ampliou as perdas nesta terça-feira (1º), após pesquisa sobre as eleições dos Estados Unidos indicar que o candidato Donald Trump superou sua opositora Hillary Clinton nas intenções de voto. Mais cedo, a Bovespa chegou a subir.

Às 16h17, o principal índice de ações da bolsa caía 2,89%, a 63.050 pontos.

O dólar também reagiu à pesquisa sobre as eleições norte-americanas e ampliou a alta sobre o real. Na Europa, as bolsas também reagiram e fecharam em queda.

Trump superou Hillary por um ponto, a primeira vez em que lidera uma pesquisa desde maio, segundo uma pesquisa realizada pela rede ABC News e o jornal "Washington Post" e publicada nesta terça-feira (1º). Na pesquisa, o magnata reúne uma intenção de voto de 46%, contra 45% para Hillary. A margem de erro é de 2,5%.

O professor de finanças da Fundação Instituto de Administração (FIA), Alexandre Cabral, explica que o temor do mercado no Brasil sobre a vitória de Trump tem origem em declarações anteriores do candidato, com as preocupações potencializadas pela divulgação da pesquisa. "O Trump começou a pressionar o México, dizendo que atrapalha os EUA mais do que ajuda. Veio essa pesquisa de cascata. O Brasil e um grande parceiro, e também se dá mal nessa história", disse em entrevista ao G1.

Cabral também aponta que investidores podem estar aproveitando a queda para realizar negócios após uma sequência de altas da Bolsa.

De acordo com a Reuters, a cautela nesta sessão, após o Ibovespa romper os 65 mil pontos, ganhava respaldo ainda pelo fato de ser véspera de um feriado nacional que terá reunião de política monetária do Federal Reserve (BC norte-americano).

Destaques

Perto do mesmo horário, quase todas as empresas listadas no Ibovespa tinham as ações em queda. Os papéis preferenciais da Petrobras caíam mais de 5% e os ordinários, mais de 4%. Já a Vale caía mais de 2% nas ações preferenciais e mais de 1% nas ordinárias. As ações de bancos, com peso importante no índice, também ajudavam a puxar a bolsa para baixo.

Na outra ponta, a Embraer liderava as altas, subindo mais de 3%. Segundo a Reuters, analistas do Scotiabank Global Banking and Markets elevaram nesta terça-feira o preço-alvo para os ADRs da fabricante brasileira de aviões, para US$ 27, ante US$ 22,50, após a empresa divulgar seu resultado trimestral na véspera.

Último fechamento

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,96%, a 64.924 pontos. Foi o maior patamar desde 2 de abril de 2012, quando a bolsa atingiu 65.216 no fechamento. No mês de outubro, a bolsa acumulou alta de 11,23%. No ano, avançou 49,7%.