Economia

Confiança do consumidor cresce pelo quarto mês seguido, diz pesquisa

Pesquisa do Ibope foi divulgada pela Confederação Nacional da Indústria

Por G1 29/10/2016 02h01
Confiança do consumidor cresce pelo quarto mês seguido, diz pesquisa
Reprodução - Foto: Assessoria
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) registrou crescimento de 1,3% em outubro, informou nesta sexta-feira (28) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse foi o quarto mês de alta do indicador, algo que não acontece desde 2010.

De acordo com a entidade, o INEC é fruto de pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência com 2.002 pessoas de 143 municípios do país entre 13 e 17 de outubro.

Quanto maior o índice, maior o percentual de respostas positivas, ou seja, maior o percentual de respondentes esperando queda na inflação ou desemprego, esperando aumento da renda pessoal, esperando aumentar as compras de bens de maior valor, com melhor situação financeira ou menos endividado, explicou a entidade.

"Apesar da melhora, a confiança ainda permanece 4,1% abaixo de sua média histórica. Dos índices que compõem o INEC, destaca-se a melhora das expectativas com relação a própria renda, com crescimento de 5,2% na comparação mensal, refletindo aumento do otimismo com relação à renda futura", acrescentou a CNI.

A Confederação Nacional da Indústria informou que também se destacaram os índices de situação financeira e endividamento dos entrevistados, que indicam a "continuidade de um ajuste das condições financeiras das famílias".

Segundo a entidade, o índice de expectativa de compras de bens de maior valor, porém, registrou queda 4,8% neste mês.

"Isso revela que, apesar da melhora do INEC, os consumidores ainda não se sentem seguros o suficiente para aumentar o consumo dessa categoria de bens, que envolve comprometimento de maior parte da renda e por mais tempo", concluiu.