Economia

Ligações interurbanas ficam mais baratas em áreas de 87 cidades alagoanas

Áreas locais de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Igreja Nova, Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Viçosa terão redução

Por Tribuna Hoje com G1 27/10/2016 15h13
Ligações interurbanas ficam mais baratas em áreas de 87 cidades alagoanas
Reprodução - Foto: Assessoria

As ligações entre 587 municípios vizinhos deixarão de ser consideradas interurbanos e passarão a ter o custo de ligação local a partir do próximo domingo (30). Em Alagoas, são 87 as cidades que terão reduções no custo. No Estado, os municípios foram divididos em nove áreas locais: Arapiraca, Delmiro Gouveia, Igreja Nova, Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Viçosa.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa mudança deverá proporcionar uma redução de cerca de 60% no custo da ligação.

A mudança vale para 281 municípios do Sul do Brasil; 199, na região Nordeste; 69, no Sudeste; e 38, na região Norte.

A alteração faz parte do novo regulamento sobre áreas locais aprovado pela Anatel e publicado pela agência reguladora em maio deste ano.

De acordo com a Anatel, a economia real com a alteração depende do plano contratado pelo cliente da empresa de telefonia, mas no plano básico o custo médio do minuto passará de R$ 0,20 para R$ 0,08.

Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.

Cidades alagoanas beneficiadas com a medida e as respectivas áreas locais

Na área local de Arapiraca, estão 15 municípios: Arapiraca, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d'Água Grande, São Brás, São Sebastião, Taquarana e Traipu.

Na área local de Delmiro Gouveia estão seis municípios: Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d'Água do Casado e Pariconha.

Na área local de Igreja Nova estão cinco municípios: Feliz Deserto, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio.

Na área local de Maceió estão 13 municípios: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Na área local de Palmeira dos Índios estão sete municípios: Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Isidoro, Minador do Negrão e Palmeira dos Índios.

Na área local de Santana do Ipanema estão nove municípios: Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Olho d'Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

Na área local de São Miguel dos Campos estão cinco municípios: Campo Alegre, Coruripe, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

Na área local de União dos Palmares estão 15 municípios: Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Novo Lino, Porto Calvo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luiz do Quitunde e União dos Palmares.

Na área local de Viçosa estão 12 municípios: Anadia, Boca da Mata, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Maribondo, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Tanque d'Arca e Viçosa.