Economia

Bovespa fecha em leve baixa nesta terça, após subir quase 10% no mês

Na sexta-feira, índice fechou no maior patamar desde abril de 2012

Por G1 25/10/2016 16h20
Bovespa fecha em leve baixa nesta terça, após subir quase 10% no mês
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista perdeu fôlego ao longo da sessão e fechou em leve baixa nesta segunda-feira (24), após acumular ganhos de quase 10% no mês, o que abriu espaço para correções.

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de São Paulo, encerrou o dia em baixa de 0,08%, aos 64.059 pontos, após subir quase 1% pela manhã.

Mesmo com a queda desta segunda-feira, a bolsa ainda acumula alta 9,75% na parcial de outubro. No ano, a valorização é de 47,78%.

Na última sexta-feira, o Ibovespa atingiu 64.108 pontos – maior patamar de fechamento desde abril de 2012 (64.284 pontos).

Destaques do dia

A Localiza liderou as quedas do dia, com baixa de mais de 3%. Na outra ponta, a Gerdau liderou as altas, com valorização de mais de 3%.

Perto do fechamento, as ações preferenciais da Petrobras subiam 1,23% e as ordinárias avançavam 0,26%, após o conselho de administração da empresa aprovar acordo para encerrar quatro ações individuais nos Estados Unidos. Também no radar estava o anúncio nesta manhã, de aliança estratégica nos segmentos de exploração e produção e gás e energia com a Total.

As ações da Vale avançavam mais de 2%, ainda impulsionada pela divulgação dos dados de produção de minério de ferro na semana passada.

Cenário local

O otimismo com cenário político nacional e a expectativa de avanço de medidas no Congresso Nacional vem ajudando o Ibovespa a rondar máximas vistas pela última vez em abril de 2012.

Neste cenário, operadores aguardam a votação prevista para terça-feira em segundo turno na Câmara dos Deputados da medida que limita o crescimento dos gastos públicos à inflação do ano anterior.