Economia

Bolsas dos EUA caem com pressão de ações de energia e consumo

Dow Jones caiu 0,29%, a 18.086 pontos, enquanto S&P 500 perdeu 0,3%

Por Reuters 17/10/2016 21h56
Bolsas dos EUA caem com pressão de ações de energia e consumo
Reprodução - Foto: Assessoria

Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em queda modesta nesta segunda-feira (17), conforme as ações do setor de energia recuaram na esteira da baixa dos preços do petróleo, enquanto Amazon e Netflix pressionaram o setor de consumo discricionário.

O índice Dow Jones caiu 0,29%, a 18.086 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,3%, a 2.126 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,27%, a 5.199 pontos.

O vice-chair do Federal Reserve, Stanley Fischer, advertiu que a estabilidade econômica pode ser ameaçada por baixas taxas de juros e destacou que o banco central dos Estados Unidos está "muito perto" de suas metas de emprego e inflação, mas disse que não era tão simples subir juros.

Declarações contraditórias de autoridades do Fed sobre quando os juros vão subir na maior economia do mundo têm adicionado incertezas nos mercados, que já estão tendo que lidar com mudanças na dinâmica da tumultuada eleição presidencial dos EUA e com o nervosismo em relação ao desempenho das empresas no terceiro trimestre.

As ações do setor de energia caíram 0,6% após a queda nos preços o petróleo , que foram pressionados pelas preocupações sobre excesso de oferta.

Investidores esperam uma melhora nos resultados corporativos no terceiro trimestre. Após 7% das empresas que compõem o S&P 500 terem divulgado os resultados trimestrais até a manhã desta segunda-feira, as expectativas são de queda de 0,1% nos lucros no trimestre, uma melhora em relação a expectativa de queda de 0,5% em 1º de outubro, segundo dados da Thomson Reuters.

As ações do Bank of America subiram 0,3% após seu lucro subir pela primeira vez em três trimestres e superar as estimativas.

Já as ações da Netflix caíram 1,6% antes da divulgação de seus resultados, enquanto a Amazon.com perdeu 1,2%, a terceira sessão seguida de baixa, pressionando o índice de consumo discricionário, que caiu 0,8%.