Cooperativas

Casa da Mulher Alagoana reúne catadoras para discutir sobre o combate à violência doméstica

Ação integra as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher; integrantes da CoopVila e do Cras Bela Vista participaram da atividade

Por Dicom TJ/AL 25/11/2025 19h57
Casa da Mulher Alagoana reúne catadoras para discutir sobre o combate à violência doméstica
Integrantes da CoopVila e do Cras Bela Vista assistiram filme e discutiram sobre violência doméstica em cinema de Maceió - Foto: Cortesia

A Casa da Mulher Alagoana reuniu, nesta terça, 25, mulheres integrantes da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (CoopVila) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Bela Vista para assistirem a um filme e discutirem sobre o combate à violência contra a mulher.

A ação marca as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher que é festejado no dia 25 de novembro.

A atividade aconteceu no Cinema CineSystem, no Parque Shopping Maceió, e contou com a participação de cerca de 25 mulheres que assistiram ao documentário alagoano “Claudinete”, da diretora Luciana Luz, que aborda a história de uma sobrevivente da violência de gênero.

Paula Lopes, diretora da instituição, reforça que essa ação demarca a preocupação dessas empresas com o enfrentamento da violência contra a mulher.

“Levar as mulheres mais vulneráveis, como as catadoras da COOPVILA, para dentro de um cinema para discutirmos sobre violência doméstica, assistir um filme e debater com profissionais capacitadas é de suma importância. Nosso objetivo é difundir esse tema para o máximo de pessoas e assim, prestar acesso aos Direitos das Mulheres”, disse.

Participaram da ação a psicóloga Bruna Diniz e a assistente social Aline Quixadá.

25 de novembro

A data de 25 de novembro é marcada como o dia internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.