Cooperativas
Coopaiba e Copaiba Diesel participam de reunião com Superintendente da Pesca em Alagoas
Ações para o fortalecimento do setor foram debatidas
O presidente da Coopaiba, Antonino Cardoso e os diretores da Coopaiba Diesel, participaram de uma importante reunião com o Superintendente da Pesca em Alagoas, alinhando ações para o fortalecimento do setor. Na pauta, a subvenção 2026 e o lançamento do Programa Pro Pesca, que vai garantir o recadastramento das embarcações e mais oportunidades para quem vive da pesca.
Desenvolvido pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu, o programa Coopaiba Diesel, que iniciou a revendas de óleo diesel em 2017 com a assinatura do decreto nº 1.146 de 28 de fevereiro de 2003 autorizando a redução de até 17% do ICMS sobre o óleo diesel, se tornou referência em Alagoas como produzido por uma cooperativa.
Concluída a obra de construção do primeiro ponto de abastecimento localizado no centro de Piaçabuçu, litoral Sul de Alagoas, em 2020, a Coopaiba deu logo início ao seu trabalho de revenda de óleo diesel para pescadores e proprietários de embarcações pesqueiras através do programa de “subvenção econômica de óleo diesel”, desenvolvendo a partir do ano de 2021, o programa de frotas cativas que agregam as frotas Turísticas, Agrícolas e Embarcações Pesqueiras do estado de Alagoas.
Tendo hoje 3 pontos localizado no Pontal de Coruripe, Piaçabuçu e no Porto de Maceió, em Jaraguá, a revenda evoluiu para um público cativo e passou a atender, no geral, mais de mil consumidores cadastrados, e gera uma economia anual de mais de R$10 mil aos proprietários de embarcações pesqueiras. Cada usuário pode adquirir até 1.500 litros e a margem de desconto é de 15%, cerca sessenta e cinco centavos para cada litro. Desde a sua inauguração em 2017, o programa já comercializou mais de meio milhão de litros de diesel na região Sul de Alagoas.
Neste contexto, o programa de revenda de óleo diesel para as chamadas frotas cativas pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendimentos Solidários (Coopaiba), oferece a cooperados a compra do combustível mais barato, com a margem de trinta a sessenta centavos de desconto no litro, por meio das regras de subvenção ao óleo diesel para embarcações pesqueiras ou para os integrantes do Programa Frotas Cativas para frotas agrícolas, turismo e transporte.
Assim, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), sediada em Piaçabuçu, na região do baixo São Francisco alagoano, foi citada como exemplo nacional de cooperativismo na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O reconhecimento ocorreu durante o anúncio do aumento da mistura de biocombustíveis (etanol e biodiesel) nos combustíveis fósseis — medida considerada estratégica para a política energética do país.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
3'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
4'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
5True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'




