Cooperativas
Bibliocoop incentiva a leitura com projetos de troca e venda acessível
Com preços acessíveis, público pode garantir livros a partir de 5 reais
Na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o estande da Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop) apresenta um trabalho diferenciado por oferecer ao público a oportunidade de trocar ou adquirir livros a preços simbólicos, estimulando o acesso à leitura e valorizando o livro impresso.
A bibliotecária Marta Pimentel, diretora-presidente da Bibliocoop, explicou que a equipe está presente no evento com dois projetos: o Projeto Coopera e Troca e o Sebocoop: “Se você tem um livro que já leu, traz pra gente e fazemos a troca com um do nosso acervo. Já o Sebocoop é para quem não tem um livro pra trocar, nesse caso, vendemos exemplares a 5 reais e, no momento da compra do livro, a pessoa recebe uma doação”, contou Marta.
De acordo com a diretora, o objetivo principal dos projetos é incentivar a leitura, especialmente entre crianças e adolescentes, num cenário em que o hábito de ler livros físicos vem diminuindo. “A cooperativa quer resgatar o prazer da leitura em papel, através dos livros impressos”, completou.
Coopera e Troca
Segundo Marta, os títulos mais procurados são romances, obras de ficção, autoajuda, livros religiosos, espírita, infantil e infantojuvenil, embora o acervo também inclua alguns livros técnicos. E mais: pessoas que participaram há mais de dois anos, em especial da última Bienal, ainda aprecem para trocar e comprar livros.
“Nosso estande está bem procurado. Como hoje os livros novos não são menos de 50 reais, quando as pessoas veem obras bem conservadas por 5 reais, elas se empolgam”, destacou.
Serviço
Essa é a segunda participação da Bibliocoop na Bienal do Livro de Alagoas. Além do evento, a cooperativa também marca presença em feiras literárias e ações em escolas. “Já estivemos em locais como Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Penedo e União dos Palmares”, lembrou Marta.
A Bibliocoop fica localizada no Benedito Bentes, mais precisamente no Condomínio Alameda Pajuçara, contato: (82) 99655-6798 ou pelo e-mail: [email protected] e pelo Instagram @bibliocoop2022.
Sobre a Bienal
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.
Acompanhe as novidades da Bienal 2025 por meio do site oficial (https://bienal.ufal.br/2025) e também pelas redes sociais com o perfil @bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




