Cooperativas
Quintais Produtivos: programa da Unicafes/AL avança para nova etapa
Produtoras receberão auxílio e orientação técnica
O programa Quintais Produtivos, implantado pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL), avançou para mais uma etapa. Com o objetivo de gerar renda, segurança alimentar e sustentabilidade, a iniciativa vai capacitar 120 produtoras rurais distribuídas em sete cooperativas do Agreste e Alto Sertão para transformar os quintais de suas casas em espaços de produção, ofertando recursos financeiros e auxílio técnico.
Durante a primeira fase do projeto, foram preenchidos formulários de identificação das agricultoras. Nesta nova fase, as produtoras selecionadas - distribuídas em Inhapi, São José da Tapera, Batalha, Igaci e Arapiraca - receberão a visita de um grupo de técnicas para especificar seu carro-chefe de produção, além de traçar um mapa de seu quintal, recebendo orientação agroecológica e de técnicas de cultivo de acordo com o produto.
As cooperadas também contarão com um recurso de R$ 5 mil cada uma, vindos do Governo Federal e destinado a construção dos espaços, além de orientação técnica durante todas as etapas do projeto, que tem duração total de 15 meses.
"Estamos na segunda fase, que é a fase da linha do tempo, onde as técnicas vão estar ouvindo, uma por uma, enumerar as assistências que obtiveram a cada ano até chegar em 2025. E ao longo disso, também, traçar o mapa da propriedade. São duas funções ao mesmo tempo", explica Silvano Nascimento, secretário de formação da Unicafes/AL.
Após o cronograma das visitas e elaboração dos mapas, o programa terá seguimento, fortalecendo a agricultura familiar e o papel feminino no cooperativismo alagoano.
Mais lidas
-
1Apex-Brasil
Missão na Índia amplia oportunidades comerciais para a Região Nordeste
-
2Do streaming para a TV
SBT estreia 'Impuros', série brasileira indicada ao Emmy Internacional; veja trailer
-
3Vem por aí!
BBB 26: dinâmica da semana tem poder especial e novo Big Fone
-
4De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
5proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal



