Cooperativas
Cooperativas que atuam em Maceió recolheram 1.315 toneladas de recicláveis em oito meses
Trabalho evita descarte irregular de resíduos e protege meio ambiente de materiais que possuem longos períodos para decomposição, como plásticos, vidros e metais

A Prefeitura de Maceió atingiu a marca de 1.315 toneladas de recicláveis recolhidas nos primeiros oito meses de 2025. Para atingir o objetivo, a parceria com as cinco cooperativas que atendem a capital foi fundamental. O trabalho conta com o apoio da Coopvila, Cooplum, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.
Atualmente, as cooperativas são responsáveis pela coleta seletiva porta a porta em mais de 50 mil residências de Maceió, evitando que esses materiais acabem sendo descartados de forma irregular pela população.
As cooperativas também trabalham no recolhimento dos resíduos nos 32 Pontos de Entrega Voluntária(PEVs), espalhados pelas principais vias e praças de Maceió.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, afirmou que o órgão tem realizado ações para ampliar os serviços e, consequentemente, o quantitativo de resíduos recolhidos. “Temos realizado atividades de educação ambiental e de recolhimento de recicláveis. Queremos que esse trabalho seja ampliado e o retorno seja ainda maior. Com isso, iremos diminuir o descarte irregular pela cidade e continuar a preservação do meio ambiente”, disse.
O número registrado de janeiro até o final de agosto deste ano corresponde a 77% do total recolhido em 2024. Mantendo a continuidade das ações de educação ambiental e a coleta seletiva, a Alurb pretende ultrapassar a marca alcançada no ano anterior, ampliando a geração de renda das 170 famílias de cooperadas.
Mais lidas
-
1Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
2Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
3Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
4Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
5True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?