Cooperativas
Ufal lança chamada pública para comprar alimentos da agricultura familiar
Associações ou cooperativas podem participar da chamada; documentação e propostas devem ser entregues nos campi

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou chamada pública para comprar gêneros alimentícios produzidos por agricultores ou empreendimentos familiares rurais. Os alimentos serão destinados para atender aos usuários dos restaurantes universitários da instituição. Com a otimização de seus processos de compras, a gestão da Universidade vem garantindo mais eficiência na aquisição e qualidade dos produtos, além de priorizar a produção alagoana.
"A chamada pública da agricultura familiar é uma forma de aquisição que, além de contribuir com o desenvolvimento local, promove a qualidade da alimentação nos restaurantes. É mais uma estratégia de uso do poder de compra da Ufal no apoio aos pequenos produtores e empreendedores", ressaltou Edson Lima, coordenador de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da universidade.
Quem pode participar
Podem submeter propostas grupos formais que comprovem ser da agricultura familiar ou empreendedor familiar rural, ou seja, associações ou cooperativas detentoras de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica).
Para concorrer, os interessados devem entregar um envelope único com a documentação para habilitação e proposta de venda, conforme a especificidade de cada lote, até as 9h do dia 13 de outubro. Nos dias anteriores, o horário é das 8h às 17h. O envelope deve ser entregue no campus da Ufal no qual o proponente deseja participar: Campus A.C. Simões, em Maceió; Campus Arapiraca; Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia; ou na Unidade de Ensino localizada em Viçosa, sendo permitido participar em mais de uma localidade. Os locais exatos para entrega da documentação estão descritos no edital.
A relação dos proponentes dos projetos de venda habilitados será apresentada em sessões públicas que serão realizadas, de 13 a 17 de outubro, em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Viçosa. Já no período de 23 a 30 de outubro, serão realizadas as sessões públicas, nas mesmas cidades, para divulgação do resultado da seleção. As datas e os horários de cada uma das sessões podem ser conferidos no edital da chamada.
A aquisição dos gêneros alimentícios será por meio da modalidade compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, com dispensa de licitação, durante o período de 10 de novembro de 2025 a 10 de outubro de 2026. Os participantes selecionados serão convocados para assinatura do contrato em até cinco dias úteis após a divulgação dos resultados.
A chamada pública é gerida pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) e pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), por meio da Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) e da Gerência de Compras e Licitação.
Para mais informações, confira o edital no anexo abaixo.
Anexos
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
5Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã