Cooperativas
Coopaiba vai completar 10 anos como referência do cooperativismo no Litoral Sul de Alagoas

A história do cooperativismo alagoano, como a brasileira, é marcada pela fundação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em 1969, consolidada com a filiação à Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1988 e a criação do Sescoop/AL em 1999, que impulsionou a profissionalização, autonomia e o crescimento do setor no estado, com a diversificação de ramos de atuação, como agropecuário, o crédito e a saúde, impulsionados pela atuação da OCB/AL e da Unicafes, no campo da agricultura familiar e economia solidária.
Mas bem antes, dois exemplos de pioneirismo do cooperativismo alagoano são nomes bem conhecidos.
A Cooperativa Pindorama é reconhecida pela sua longevidade e projeto pioneiro com princípios de gestão coletiva e solidariedade. Nascida em 1956, baseada nos ideias de Renê Bertholet, nas últimas seis décadas foi construído um sistema de cooperativismo que hoje é referência para o mundo, tendo como base a agricultura familiar, com a missão de promover o bem-estar dos associados, colaboradores, clientes e da comunidade.
Depois surgiu a Capial, fundada há mais de 60 anos, em Arapiraca.
Nos últimos anos foram surgindo cooperativas de crédito, de serviços, de leite, de saúde, de turismo e de produção de derivados de um fruto bem conhecido do alagoano, o coco. Assim nasceu a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba), que vai completar 10 anos de atuação no município do litoral sul de Alagoas.
Na verdade, a cooperativa, que começou seus trabalhos em Piaçabuçu no ano de 2015, mas que teve sua fundação em 2004 no município de Arapiraca, conta hoje com mais de 1.500 cooperados. Nesses 10 anos de trabalho, tem atuado no fortalecimento da agricultura familiar e, principalmente, na renovação dos coqueirais da região sul do estado.

Durante esse tempo, foi crescendo e transformando vidas. Hoje, a Coopaiba não é apenas um sonho de uma pessoa, mas carrega o sonho e a esperança de cooperados, suas famílias e centenas de colaboradores, que dependem de sua manutenção no município. São 10 anos de dedicação, trabalho árduo e amor pela terra e pelas pessoas que dela fazem parte. Para a Coopaiba, o legado foi construído com a união, a força e a cooperação de todos que acreditaram no poder da sustentabilidade e da valorização da biodiversidade local.
A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu deu passos de gigante nos últimos anos, impulsionada por um sonho: promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das comunidades que dependem do extrativismo e do manejo sustentável. O sonho, que começou pequeno, cresceu e floresceu graças ao esforço coletivo, à confiança mútua e ao compromisso com um futuro mais verde e justo.
As conquistas alcançadas durante esse tempo foram muitas: a sede própria, na Rodovia Dalmo Moreira Santana, Povoado Barreiras; geração de emprego e renda, com centenas de colaboradores diretos e cooperados que chegam a 1.500; criação do Banco É da Gente; a Alecons Ambiental, as associações Sabor Artesanal e Super Bonita, além da marca Tia Ita. Antonino Cardozo, um dos nomes mais conhecidos do cooperativismo alagoano, presidente da Coopaiba, falou sobre a importância das ações: “São projetos que abriram portas, incluíram produtivamente jovens e mulheres no mapa econômico da cidade. O banco, por exemplo, proporcionou a volta das transações bancárias no município”, disse o presidente.

Naturalmente, os projetos e parcerias realizados na cooperativa têm sido um fator determinante ao longo de sua história para uma efetiva transformação social e financeira de jovens, homens e mulheres, agricultores e agricultoras dentro da sociedade local e da região. A atuação da cooperativa fomenta a oportunidade de renda e crescimento dentro da própria comunidade. Os trabalhos e serviços oferecidos derivados do coco pela Coopaiba oferecem qualidade e sustentabilidade, diminuindo os índices de pobreza e vulnerabilidade anteriormente conhecidos no município.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
4Lembra dela?
Quem é a famosa atriz da TV Globo encontrada em situação de abandono em Porto Alegre
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?