Cooperativas

Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo

Por Agência Câmara de Goiânia 09/07/2025 13h00
Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo
Proposta por Denício Trindade, a frente vai representar, no Legislativo goianiense, organizações e cooperativas - Foto: Assessoria

O plenário aprovou, em última votação, nesta quarta-feira, 9, matéria que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. A proposta, de iniciativa do vereador Denício Trindade (UB), terá como presidente o autor e como membros:

- Vereador Henrique Alves (MDB)

- Vereadora Kátia Maria (PT)

- Vereador Lucas Kitão (UB)

- Leandro Sena (Solidariedade)

- Anselmo Pereira (MDB)

Segundo Denício, “a principal característica do cooperativismo é agregar pessoas e transformar sua realidade socioeconômica e contemplar os interesses coletivos de um grupo de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, social e econômico tanto dos seus membros, quanto da comunidade na qual a organização está inserida”.

O vereador adiciona que “esse modelo de negócio traz muitos benefícios para quem é reúne pequenos produtores, microempreendedores, trabalhadores individuais, catadores de materiais recicláveis”.

“Observamos, no entanto, que muitas cooperativas não detêm a necessária representatividade nos governos e casas legislativas, sobretudo aquelas com menor poder econômico e político. E são justamente as cooperativas mais frágeis que necessitam maior proteção; acreditamos que a atuação parlamentar pode auxiliar essas organizações a garantir maior desenvolvimento para as pequenas e médias cooperativas e seus associados, afirmou.