Cooperativas
Cooperativas participam da IV Conferência Estadual de Economia Solidária
Evento debateu temas que fortalecem a construção de políticas públicas para o setor

As cooperativas Cooplum, Coopaíba, Coopafas, Coobapi, Coopvila, Coopbacs, Cooafaq, Comar, Cheiro da Terra, CoopMundaú e Coop Maria Bonita marcaram presença na IV Conferência Estadual de Economia Solidária, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics). O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, em Maceió. Com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, a conferência foi gratuita e aberta ao público.
A programação reuniu delegados eleitos nas Conferências Territoriais realizadas em 2024, além de representantes da sociedade civil, empreendimentos solidários, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados no fortalecimento da economia solidária em Alagoas. Os debates foram organizados em torno de cinco eixos temáticos, que norteiam a construção coletiva de propostas para as políticas públicas do setor: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico e Ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas.
“Participar de eventos como esse é muito importante para nossa cooperativa. Ajuda no nosso crescimento e fortalece o cooperativismo”, disse a presidente da Cooplum, Maria José Silva.
Segundo o superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Eduardo Damasceno, o momento foi estratégico para consolidar avanços e construir caminhos para um desenvolvimento mais justo e cooperativo no estado. “A conferência contribuiu para o surgimento de novas ideias e propostas concretas voltadas à economia solidária em Alagoas, fortalecendo o setor como política pública e instrumento de transformação social”, ressaltou.
A Conferência Estadual segue o calendário da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), que coordena o processo em todo o país, e faz parte da etapa preparatória para o encontro nacional em Brasília no mês de agosto. Ao final da programação, será realizada a eleição dos delegados que representarão Alagoas.
Mais lidas
-
1Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos
-
2Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Final feliz
Padre é localizado com vida em Arapiraca
-
5Na terça
Reajuste dos servidores, proposto pelo Governo de Alagoas, é aprovado na ALE