Cooperativas
Ocergs seleciona desafios de cooperativas para startups em programa de inovação

O Sistema Ocergs anunciou, nesta semana, os desafios de cinco cooperativas do Rio Grande do Sul a serem solucionados dentro do programa que busca aprimorar a operação desses negócios por meio da inovação. Agora, começa o processo de inscrição das startups interessadas em participar do projeto. Essa etapa começou na segunda-feira (26) e segue aberta até o dia 15 de junho (veja abaixo).
Com o nome Conexão com Startups, o projeto visa identificar os principais desafios de cooperativas selecionadas e mapear startups dispostas a testar soluções para esses negócios. A ação é desenvolvida dentro InovacoopRS, braço de inovação do Sistema Ocergs, e conta com o suporte da Liga Ventures, companhia especializada em startups.
Melhorias na logística de entregas no modelo B2B (empresa para empresa), automatização da análise de crédito com uso de dados e inteligência artificial, além de automatização do plano de contingência climática estão entre os desafios selecionados entre as propostas apresentadas pelos negócios.
Além do pioneirismo da iniciativa, o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto, afirma que o programa visa "gerar valor sustentável, estimular parcerias estratégicas e fortalecer o setor cooperativista com respostas concretas para desafios reais".
O investimento no programa, por parte do Sescoop/RS, é estimado em R$ 1 milhão.
Inscrição
A próxima etapa do programa consiste na aproximação entre startups e cooperativas para desenvolvimento das soluções.
As inscrições de startups podem ser feitas nesse site até o dia 15 de junho.
Os desafios selecionados
Cotripal (Panambi)
A proposta mira a logística digital integrada para entregas, buscando soluções digitais que otimizem as entregas B2B, principalmente de produtos frigorificados. A solução deve permitir rastreamento em tempo real, registro de ocorrências, digitalização de comprovantes e integração entre operação e time comercial.
Cotriel (Espumoso)
Visa automatizar a análise de crédito, com uso de dados e inteligência artificial, reduzindo riscos nas concessões.
Fecoergs (Porto Alegre)
Soluções que automatizem ou reforcem os planos de contingência climática para cooperativas de infraestrutura. A alternativa deve prever detecção antecipada de eventos, alertas automáticos e integração entre equipes.
Sicredi Pioneira (Nova Petrópolis)
Busca solução que integre dados da jornada de colaboradores para embasar estratégias de desenvolvimento e retenção de talentos.
Camnpal (Nova Palma)
Visa a digitalização da análise de qualidade dos cereais, trazendo maior precisão, agilidade e confiabilidade aos processos.
As seis etapas do programa
Fase 1 - São selecionadas as cinco cooperativas e seus respectivos desafios.
Fase 2 - Os desafios são divulgados e ocorre o processo de prospecção de startups com potenciais soluções para os desafios selecionados.
Fase 3 - Cinco startups são selecionadas (uma para cada desafio/cooperativa).
Fase 4 - As cooperativas selecionadas e seus respectivos desafios trabalham junto das startups para planejarem o teste da solução.
Fase 5 - Ocorre o teste da solução, com envolvimento direto da startup, da cooperativa, do Sistema Ocergs e acompanhamento da Liga Ventures.
Fase 6 - São avaliados os resultados da solução testada e a cooperativa decide se seguirá ou não com a parceria com a startup.
Mais lidas
-
1Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
2Maceió
Igreja processa padre suspeito de desviar R$ 3 milhões de projetos
-
3Ele não vale nada!
Quem é o pai de Sofia em Dona de Mim? Vilão entra em cena nos próximos capítulos da trama
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
5Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote