Cooperativas
Sescoop/AL se reúne com cooperativas de Maceió

Nesta semana, cinco cooperativas, localizadas na capital alagoana, receberam analistas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL). As coops visitadas foram: Unimed Maceió, Uniodonto Maceió, Coopeal (Cooperativa de Enfermagem de Alagoas), Coopsano (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Área de Atenção à Saúde de Alagoas) e Dinâmica (Cooperativa de Trabalho e Serviços Gerais e Administrativos).
Essas reuniões fazem parte do calendário de atividades do setor de Desenvolvimento de Cooperativas para o cumprimento do plano de trabalho 2025, elaborado a partir do resultado das Oficinas de Planejamento, que ocorreram em outubro do ano passado.
“As visitas tem como objetivo apresentar a equipe do Sescoop Alagoas, o plano de trabalho, bem como a metodologia de acesso às Soluções por meio dos Diagnósticos. É apresentado para as cooperativas um panorama do cooperativismo nacional e alagoano. O portfólio de Soluções é mostrado juntamente com a indicação do Diagnóstico para a cooperativa - nesse momento sensibilizamos sobre os benefícios desse método”, explicou a analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Kelly Rodrigues.
O encontro com a Unimed Maceió, coop do ramo saúde que tem mais de 1200 cooperados, foi com a equipe técnica da área de governança e gestão para que o Diagnóstico do Sistema OCB com essa temática seja feito. Em breve, uma reunião com a diretoria será realizada.
“Essa visita foi muito importante para darmos um grande passo no reconhecimento da nossa governança coorporativa. Foi um momento de esclarecimentos, orientações e de aproximação que trarão resultados positivos para toda a cooperativa”, informou a analista de Estratégia, Governança, Risco e Compliance da Unimed Maceió, Leiliane Feitosa.
A segunda cooperativa a ser visitada foi a Uniodonto Maceió. A equipe foi recebida pela diretoria. A coop especializada em serviços odontológicos, que tem 350 cooperados, também foi orientada para que realize, inicialmente, o Diagnóstico Governança e Gestão. “Ficamos muito felizes em receber o Sescoop Alagoas. Temos certeza que essa retomada de parceria será de grande valia”, disse a diretora de operações, Mirna Dias.
A última visita da terça-feira foi à Coopeal, coop do ramo saúde que possui 150 cooperados. As analistas foram recebidas pela direção. O Diagnóstico Assistido Identidade foi indicado. “Essas visitas são de extrema importância. Precisamos encontrar nossos pontos fracos e enfrentar. Com o apoio do Sescoop, isso se torna mais fácil. O cooperativismo precisa desse fortalecimento”, afirmou a presidente, Edilma Fernandes.
Na quarta-feira (09), a equipe esteve com a Coopsano e Dinâmica. Na Coopsano, cooperativa do ramo saúde que tem 400 cooperados, as analistas se reuniram com a direção. O Diagnóstico Governança e Gestão também deve ser aplicado. “Agradecemos a visita e acreditamos que é de suma importância para o desenvolvimento do cooperativismo alagoano. Sempre estamos abertos a acompanhar e priorizar todas as demandas do Sescoop”, contou a presidente Sônia Leão.
A última cooperativa a ser visitada foi a Dinâmica, coop de trabalho que tem 6000 cooperados. A equipe foi recepcionada pelo presidente Eustáquio Ângelo e direção. A coop também deve aplicar, primeiramente, o Diagnósticco de Governança e Gestão.
“Receber o Sescoop/AL em nossa sede é um grande passo para estreitarmos relações e fortalecermos o cooperativismo. Por muito tempo esperamos ter a oportunidade de criar esses laços no intuito de nos capacitar ainda mais em prol de todos os cooperados e na busca da excelência na prestação de serviços”, disse o presidente.
“Estamos com a agenda cheia, visitando diversas cooperativas. Inicialmente, estamos atendendo àquelas que participaram das Oficinas de Planejamento. Em uma segunda fase, visitaremos as demais. Nosso plano de trabalho está em plena execução e reforço mais uma vez sobre a importância da participação de todas as cooperativas nas oficinas deste ano para que possamos planejar 2026”, explanou o interventor, Fernando Fernandes.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril