Cooperativas

Macrocoop inicia 2025 com números positivos

Por Assessoria 15/01/2025 10h30
Macrocoop inicia 2025 com números positivos
A cooperativa cresceu no ano passado e ofereceu mais benefícios aos cooperados - Foto: Assessoria

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações – Macrocoop - começou 2025 com o pé direito. Isso porque no ano passado a coop cresceu 30% em sobras em relação a 2023. De acordo com a cooperativa, esse crescimento superou o planejado com o incremento das sobras antecipadas em dezembro de 2024. O vale-alimentação ganhou aumento acima da inflação e o percentual do fundo saúde também recebeu acréscimo.

“O aumento das sobras e benefícios reflete o compromisso e a união de todos no crescimento da cooperativa. Como sempre costumo dizer: 'se a cooperativa cresce, cada cooperado também'. Esse resultado reforça que juntos alcançamos mais, compartilhando conquistas e fortalecendo nosso propósito coletivo”, destaca o cooperado Jhonatan Ferreira.

Segundo o presidente da Macrocoop, Ednildo Silva, essa evolução veio por conta de decisões compartilhadas e do expressivo aumento de cooperados participantes. Em 2023, a cooperativa tinha 173 cooperados, hoje tem 203. Um aumento de 33%. “A Macrocoop coloca em prática um dos princípios básicos do cooperativismo: a gestão democrática. Se a cooperativa vai bem, todos têm a ganhar e a participação é fundamental”, disse.

A Macrocoop foi fundada em agosto de 2001. A cooperativa atua em cidades da região metropolitana de Maceió, dos litorais sul e norte e do sertão do estado com serviços de informática como alugueis de equipamentos, suporte técnico e especializado, infraestrutura de rede e cursos. Para 2025, a expectativa é de crescer ainda mais com a revisão do planejamento estratégico “Algumas premissas já estão consolidadas e serão reforçadas como incremento dos benefícios indiretos para os cooperados, aumento em 30% dos equipamentos alugados e em 20% dos projetos de alocação de mão de obra, capacitação contínua de todos os cooperados ativos de acordo com o perfil de cada sócio, aumento contínuo e acima da inflação das sobras 2025, entre outras ações que reforcem para cooperados e parceiros o valor da coop”, concluiu Ednildo Silva.