Cooperativas
Sicoob oferece educação financeira para mulheres que buscam independência nas finanças
Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, levantamento da Serasa, em dezembro de 2023 mais da metade das pessoas endividadas no Brasil eram mulheres
A tripla jornada, que envolve casa, trabalho e cuidado com os filhos é uma rotina conhecida pela maior parte da população feminina brasileira. Muitas são ainda chefes de família e há ainda aquelas que buscam empreender para obter uma renda extra ou até mudar definitivamente de ocupação. Essa é uma história já conhecida em muitos lares, mas o que traz ainda mais sobrecarga é o endividamento. Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, levantamento da Serasa, em dezembro de 2023 mais da metade das pessoas endividadas no Brasil eram mulheres (50,4%).
A educação financeira é uma ferramenta para a qualidade de vida. Quanto antes esse conhecimento chegar para crianças e adolescentes, melhores as possibilidades de escolhas conscientes no futuro. Nos dias de hoje, quando falamos sobre o universo feminino é inevitável a associação ao empreendedorismo, que cresce a cada dia entre as mulheres. Segundo o Sebrae, com base em dados do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios no país chegou a 34% em 2022. De acordo com a pesquisa, grande parte dessas mulheres começou um negócio por necessidade.
“As razões que levam a mulher a empreender são diversas: aumentar a renda familiar, independência financeira, novas oportunidades, a saída de um relacionamento abusivo, entre outras. Independente da razão, é fundamental ter conhecimento sobre educação financeira para a perenidade do empreendimento e, sobretudo, para amparar o propósito que a fez revelar ou ativar o campo de força notável, presente em todas as mulheres”, destaca Ana Lúcia do Carmo, analista de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Instituto Sicoob.
O Instituto Sicoob oferece diversos conteúdos on-line e fixos em sua plataforma, todos gratuitos e disponíveis para qualquer pessoa. Há ações no eixo Cidadania Financeira, como Clínicas Financeiras on-line em que é possível agendar uma conversa com um profissional certificado no mercado, para um atendimento personalizado e gratuito. São voluntários das cooperativas que fazem parte do Sistema Sicoob, aptos a prestarem esse tipo de atendimento. Para agendar um bate papo e tirar dúvidas sobre investimento, quitação de dívidas, entre outros temas, basta acessar https://www.institutosicoob.org.br/programas/eixo-cidadania-financeira.html.
Outra opção de conteúdo para auxiliar na organização da vida financeira é a plataforma Se Liga Finanças com cursos on-line e gratuitos, com desafios práticos e acesso por tempo ilimitado. Há as opções Finanças Pessoais e Finanças para MEI. Os cursos podem ser feitos pelo celular e o ambiente ainda possibilidade a participação em fóruns de discussões, ampliando a integração e o networking: https://seligafinancas.institutosicoob.org.br/.
"O objetivo do Sicoob, que segue os princípios do cooperativismo, é mudar a relação da população brasileira com o dinheiro. Desde a nossa fundação, acreditamos que a educação financeira é a chave para promover cidadania financeira e sustentabilidade econômica. As iniciativas do Instituto Sicoob pretendem ajudar a desenvolver gerações aptas a tomarem decisões financeiras conscientes e sustentáveis” comenta Nábia Jorge, diretora executiva do Sicoob UniMais Rio.
Sobre o Sicoob UniMais Rio
O Sicoob UniMais Rio, com sede no Rio de Janeiro e uma unidade em São Paulo, conta com 15 singulares filiadas em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. São 1607 colaboradores, 196 pontos de atendimento para receber os mais de 227 mil cooperados e volumes de ativos totais superando os R$ 6 bilhões.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, 'adquirência' de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 338 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Sobre o Instituto Sicoob
Fundado em 2004, o Instituto Sicoob é uma instituição privada de utilidade pública e sem fins lucrativos cujo objetivo é difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. Como agência de investimento social estratégico do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil — Sicoob, atua no território nacional por meio de ações conjuntas e integradas com as cooperativas e na formação de voluntários para promover o desenvolvimento.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto