Cooperativas
Alunos de escola municipal de Pilar celebram programa de educação cooperativista
O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é executado através de metodologia própria do Sicredi
Os alunos, pais, colaboradores e educadores da Escola Municipal Profª Jacy da Costa Ayres, em Pilar, irão celebrar, nesta quinta, 7, e sexta-feira, 8, além dos dias 14 e 15 de dezembro, as ações de educação cooperativista elaboradas durante o ano por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi Expansão, pelo qual a instituição de ensino foi contemplada pelo segundo ano consecutivo. Serão realizadas mostras de projetos e encontro de habilitação de gestores, além da culminância do projeto.
O PUFV é o principal projeto de educação cooperativista do Sistema Sicredi e objetiva unir a comunidade, composta por educadores e familiares, para estimular a curiosidade e o protagonismo das crianças e adolescentes, a fim de que sejam desenvolvidos projetos educacionais cooperativos.
“Existe um plano de ação para cada ano, em que os professores recebem nossa assessoria pedagógica para o desenvolvimento de projetos e, ao término desse plano, realizamos o momento de culminância, que é a apresentação desses projetos do ano letivo - projetos consistentes e que têm temas relevantes em prol da união da comunidade”, conta Pamella Tenório, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão.
Nesta quinta, 7, acontecerá a mostra desses projetos executados durante o ano pelos alunos da educação básica e o encontro de habilitação de gestores. Nesse momento, os principais pontos do projeto serão reforçados por representantes da Sicredi Expansão. Haverá dinâmicas e será exibida uma retrospectiva do projeto aplicado na escola, para apresentar à comunidade os resultados que foram alcançados, desde 2021, por meio da metodologia do PUFV.
Na sexta, 8, das 18h às 20h, uma nova mostra de projetos será realizada na escola, dessa vez, dos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). E nos dias 14 (das 18h às 21h) e 15 (das 9h às 12h), acontecerá o momento de culminância do projeto com esses mesmos alunos, para que seja celebrado mais um ano de desenvolvimento do PUFV da escola.
“Por enquanto, o PUFV atua apenas no município do Pilar, mas o objetivo da instituição é que o programa se espalhe por outras escolas e municípios, para que mais crianças e jovens cresçam com curiosidade sobre o cooperativismo, que colabora não apenas com o aprendizado escolar, como com o aprendizado durante a vida”, salienta Pamella.
O PUFV é realizado há mais de 25 anos em todo o país, com a colaboração de escolas e municípios parceiros. O programa já alcançou mais de três milhões de crianças e adolescentes, de 2,6 mil escolas, em mais de 475 cidades de 12 estados brasileiros. Ao explicar sobre a importância do PUFV, Pamella Tenório ainda destaca que o programa agrega o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que são “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.
Sobre a Sicredi Expansão
A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto