Cooperativas
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é celebrado nesta quinta (19)
O país reúne 728 cooperativas, com mais de 15,5 milhões de cooperados e mais de 99 mil empregos diretos
“Apoiando pessoas, impulsionando negócios e transformando comunidades” é o tema escolhido para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito em 2023. A data, celebrada há 75 anos sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, foi instituída pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) este ano, será dia 19 de outubro.
Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, o país reúne 728 cooperativas, que atendem a mais de 15,5 milhões de cooperados e criam mais de 99 mil empregos diretos. O setor conta com cerca de 9 mil unidades de atendimento, sendo a maior rede de postos físicos do país. Em 332 municípios, a Cooperativa de Crédito é a única instituição financeira fisicamente presente.
“Esses números traduzem a força do Cooperativismo Financeiro, que alia produtividade e desenvolvimento local”, cita Karina Lira, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão.
Sendo o modelo de instituição financeira que mais cresce no Brasil, a cooperativa de crédito se destaca pelo atendimento personalizado e pela contribuição com o desenvolvimento local em suas regiões de atuação. O Banco Central atribui esse crescimento no país ao relacionamento próximo, característico dessas instituições financeiras, proximidade com o setor agropecuário, e também o investimento na infraestrutura tecnológica e em canais digitais de atendimento e no aprimoramento da estrutura regulatória.
Além disso, é destaque a ajuda às pequenas empresas, que registram mais sucesso na obtenção de crédito em cooperativas, quando comparado à obtenção de crédito no setor bancário.
Por sua vez, o associado que movimenta suas finanças em uma cooperativa de crédito, seja por meio de cartão de crédito, poupança, investimentos ou empréstimos, recebe percentual de participação nos resultados financeiros da cooperativa proporcional à sua movimentação. “É um modelo de negócio que gera um ciclo virtuoso centrado nas pessoas, enquanto uns investem outros podem acessar crédito para realizar seus sonhos ou empreender, gerando crescimento econômico na região”, diz a gerente.
Outras vantagens da cooperativa de crédito é o relacionamento próximo, feito por especialistas que buscam solucionar as necessidades dos associados, incluindo a oferta de taxas mais justas do que as praticadas no mercado. Assim como o banco tradicional, a cooperativa de crédito também é regulada pelo Banco Central do Brasil. “O associado não é apenas um cliente, ele é dono, investidor e usuário dos serviços prestados pela instituição e, por essa razão, participa das decisões da cooperativa, bem como da distribuição dos resultados financeiros ao final do exercício”, explica Karina.
O destaque vai ainda para o foco na ampliação do impacto positivo das cooperativas de crédito, o Sicredi considera a sustentabilidade na gestão do seu negócio e integra o Pacto Global pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Um exemplo dos esforços, que consta na Sicredi Expansão, está no Programa do Fundo Social, que financia projetos sociais nas comunidades e no Programa Cooperação na Ponta do Lápis que leva Educação Financeira para diversos públicos.
Sobre a Sicredi Expansão
A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Mais lidas
-
1Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Luzes e cores
Queima de fogos na orla de Maceió vai durar 12 minutos
-
5Invasões
Europol vai apurar ataques cibernéticos em Alagoas