Cooperativas

TJ/AL já destinou 16,7 toneladas de material para reciclagem em 2023

Resultado é o segundo melhor desde que a coleta seletiva foi implantada na Corte, em 2016

Por Dicom TJ/AL 29/09/2023 15h24
TJ/AL já destinou 16,7 toneladas de material para reciclagem em 2023
Material do TJ/AL é encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum) - Foto: Caio Loureiro / Dicom TJ/AL

O Poder Judiciário de Alagoas já destinou, neste ano, 16,7 toneladas de material para reciclagem. Esse é o segundo melhor resultado desde que a coleta seletiva foi implantada no Tribunal de Justiça (TJ/AL), em 2016. O pico foi alcançado em 2019, quando o Judiciário estadual encaminhou quase 48 toneladas a cooperativas de recicladores.

Para o presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, a sustentabilidade deve ser uma preocupação dos Tribunais. "Não pode ser algo de uma gestão só. Os futuros presidentes precisam dar prosseguimento e entender o quanto a coleta seletiva é importante. A natureza agradece", reforçou.

O juiz Filipe Munguba, que está à frente da Comissão Ambiental do TJ/AL, destacou os bons resultados. "Ainda estamos em setembro e já alcançamos a maior coleta, tirando o ano de 2019. Os números são ótimos e mostram que servidores e magistrados estão engajados".

O juiz afirmou ainda que a comissão vai discutir formas de ampliar a coleta seletiva no Judiciário estadual. Atualmente a iniciativa é praticada na sede do TJ/AL, na Corregedoria, na Esmal e no Fórum de Arapiraca. "Vamos tentar expandir para a região metropolitana e para o interior. Com essa cultura da reciclagem a gente alcança os indicadores do CNJ e, o mais importante, preserva o meio ambiente".

Premiação

Nesta sexta-feira (29), o presidente Fernando Tourinho premiou os servidores que mais colaboraram com a coleta seletiva no TJ/AL, no mês de agosto. A servidora Ana Flávia Moura foi uma das agraciadas, recebendo um certificado, um broche e uma cesta com itens da Cooperativa Pindorama.

Ana Flávia levou ao TJAL 387 kg de material reciclável. "Trouxe livros, papel, papelão e livros jurídicos que estavam desatualizados. Acho muito importante reciclar. É algo que faz muito bem ao meio ambiente".

Na coleta interna, feita por profissionais da Limpeza, o vencedor de agosto foi Daniel Santos, representado na premiação pelo colega Jonas Alves.