Cooperativas
TJ/AL já destinou 16,7 toneladas de material para reciclagem em 2023
Resultado é o segundo melhor desde que a coleta seletiva foi implantada na Corte, em 2016

O Poder Judiciário de Alagoas já destinou, neste ano, 16,7 toneladas de material para reciclagem. Esse é o segundo melhor resultado desde que a coleta seletiva foi implantada no Tribunal de Justiça (TJ/AL), em 2016. O pico foi alcançado em 2019, quando o Judiciário estadual encaminhou quase 48 toneladas a cooperativas de recicladores.
Para o presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, a sustentabilidade deve ser uma preocupação dos Tribunais. "Não pode ser algo de uma gestão só. Os futuros presidentes precisam dar prosseguimento e entender o quanto a coleta seletiva é importante. A natureza agradece", reforçou.
O juiz Filipe Munguba, que está à frente da Comissão Ambiental do TJ/AL, destacou os bons resultados. "Ainda estamos em setembro e já alcançamos a maior coleta, tirando o ano de 2019. Os números são ótimos e mostram que servidores e magistrados estão engajados".
O juiz afirmou ainda que a comissão vai discutir formas de ampliar a coleta seletiva no Judiciário estadual. Atualmente a iniciativa é praticada na sede do TJ/AL, na Corregedoria, na Esmal e no Fórum de Arapiraca. "Vamos tentar expandir para a região metropolitana e para o interior. Com essa cultura da reciclagem a gente alcança os indicadores do CNJ e, o mais importante, preserva o meio ambiente".
Premiação
Nesta sexta-feira (29), o presidente Fernando Tourinho premiou os servidores que mais colaboraram com a coleta seletiva no TJ/AL, no mês de agosto. A servidora Ana Flávia Moura foi uma das agraciadas, recebendo um certificado, um broche e uma cesta com itens da Cooperativa Pindorama.
Ana Flávia levou ao TJAL 387 kg de material reciclável. "Trouxe livros, papel, papelão e livros jurídicos que estavam desatualizados. Acho muito importante reciclar. É algo que faz muito bem ao meio ambiente".
Na coleta interna, feita por profissionais da Limpeza, o vencedor de agosto foi Daniel Santos, representado na premiação pelo colega Jonas Alves.
Mais lidas
-
1Agreste
Tremores de terra crescem 200% em Arapiraca
-
2Vila Valqueire
PM de Alagoas integrante da Força Nacional é morto com dois tiros na cabeça no Rio de Janeiro
-
3Mutange
Defesa Civil recomenda que população e embarcações evitem trecho próximo ao antigo campo do CSA
-
4Ato unificado
Vítimas de afundamento realizam protesto nesta quarta
-
5Em alta na Netflix!
'DNA do Crime': o que é real e o que é ficção na série brasileira