Cooperativas

Paulo Dantas designa novos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo

Colegiado contará com 22 membros, entre titulares e suplentes, que definirão as políticas públicas de desenvolvimento das cooperativas

Por Agência Alagoas 21/03/2023 00h37
Paulo Dantas designa novos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo
A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, foi designada para presidir o Conecoop - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (17), o governador Paulo Dantas designou os novos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop). Os 22 membros, entre titulares e suplentes, assumem o mandato para o biênio de 2023/2025. Para presidir o Conecoop, Paulo designou a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino.

“Agora nomeada como presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo assumo um compromisso ainda mais forte com o segmento, uma vez que o Governo de Alagoas tem um papel fundamental no incentivo às ações que beneficiam as cooperativas, pequenos produtores e também a agricultura familiar”, disse a nova presidente do Conecoop e secretária do Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Serviços, Caroline Balbino.

Ainda de acordo com Caroline Balbino, existem programas, ações e planos de fomento sendo construídos dentro da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics, e as perspectivas para esse mandato são as melhores possíveis.

“Neste momento, estamos promovendo o mapeamento de empreendimentos econômicos solidários, com o intuito de desenvolver novas políticas públicas para a promoção de projetos que beneficiarão cooperativas, associações e grupos produtivos do Estado”, pontuou.

O Conselho conta com representações de diversas secretarias e organizações da sociedade civil. Entre elas, as secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Agricultura e Pecuária (Seagri). Além disso, irão integrar o Conecoop, representantes do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Conecoop

Criado por meio do decreto de Nº 6.904, de 3 de janeiro de 2008, o Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) faz parte da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e tem o objetivo definir as políticas públicas a serem adotadas pelo Estado no que diz respeito ao desenvolvimento das cooperativas.

As suas competências vão desde o estabelecimento das políticas de apoio ao cooperativismo, o acompanhamento na elaboração da proposta orçamentária do Estado para o segmento, o estabelecimento das diretrizes e dos programas de alocação de recursos e, por fim, a fiscalização da aplicação de recursos.