Cooperativas

Cooperativa de agricultura familiar investe em energia limpa e instala usina fotovoltaica com recursos próprios

Parque solar produzirá cerca de 25.000 kw mensais beneficiando mais de 500 agricultores cooperados que terão economia na tarifa mensal de energia

Por Ascom Coopaq 16/03/2023 11h36
Cooperativa de agricultura familiar investe em energia limpa e instala usina fotovoltaica com recursos próprios
Com investimentos oriundos das sobras do ano de 2022, aprovadas pelos cooperados, em Assembleia Geral Ordinária, a usina implantada em terreno próprio - Foto: Assessoria

Pensando em menor impacto ambiental, por meio de energias renováveis, a Cooperativa dos Agricultores Qualificados – Coopaq, conclui mais um projeto para fortalecer a economia da região e beneficiar seus cooperados com a inauguração da sua própria usina fotovoltaica, instalada com recursos próprios, tornando-se pioneira no setor, a construir um parque solar.

Cerca de 250 mil quilowatt-hora de energia limpa serão gerados por ano, por meio da usina localizada no Litoral Norte do Estado. Com essa estrutura, além de economizar cerca de 30 mil reais de energia por mês, que estavam sendo oneradas por meio de tarifa de energia junto à concessionária local, também poderão distribuir aos cooperados, possibilitando também a eles, abate na tarifa mensal.

Com investimentos oriundos das sobras do ano de 2022, aprovadas pelos cooperados, em Assembleia Geral Ordinária, a usina implantada em terreno próprio, passa a operar, com 100% da capacidade instalada, com geração de até 25.000 kw mensais. Um marco importante para sua história no contexto da sustentabilidade, já que a partir dessa fonte renovável será possível alcançar neutralidade na emissão de carbono através de energia limpa e sustentável.

De acordo com presidente Romullo Dantas, a energia produzida tem capacidade para suprir integralmente o consumo da Agroindústria restando ainda saldo para descontos nas faturas junto à concessionária, Equatorial Alagoas. “Estamos muito satisfeitos com mais esse investimento. Além de uma cooperativa de produção e serviços, agora também somos uma cooperativa de geração de energia compartilhada, pois, ao gerar energia limpa com essa fonte renovável, também ajudaremos nossos cooperados, já que o excesso de produção de energia será transferida do sistema para a rede, gerando créditos que serão compensados nas faturas mensais dos agricultores”, afirmou o presidente.